A busca
Leia: Cânticos 3.1-5

Quando perdemos algo de grande valor, ficamos preocupados e ansiosos. A primeira atitude é deixar tudo para trás e buscar o que foi perdido. Imagine que está a dormir e acorda repentinamente e percebe que o amor de sua vida não está ao seu lado. A primeira coisa é levantar-se e ir ver se aconteceu algo, se não o encontrar, em meio a preocupação e ansiedade sair à sua procura.
Olhando para este relato angustiante e também tão belo, fica claro que, para a vivência do amor é necessário romper com as barreiras. Esta mulher para lutar pelo seu amor transgride com os costumes de sua época e sai sozinha pela noite em busca do seu amado. Ela nos ensina que para vivermos a nossa história de amor, devemos correr todos os riscos e não desistir de sair em busca dele.
Ela não sossega até encontrar o seu amado. Ela rompe as barreiras e anseia por seu amor e não desiste dele. Para estar com seu amor ela corre riscos e ousa mudar os paradigmas. Não desista do seu amor, vá à luta por ele.
A segunda realidade que o texto apresenta é que a vivência do amor dá-se na realização e prazer sexual mútuo. A expressão “em meu leito” tem uma forte conotação sexual. O amor a dois, a vida da partilha consuma-se na união dos corpos e no prazer que brota de um corpo para o outro. A vida a dois tem como foco a partilha, mas esta prolonga-se na partilha do corpo e na realização que o corpo produz ao outro.
Uma outra lição que o texto ensina é a da privacidade. Ela encontra seu amado, agarra-se a ele. Recusa soltá-lo, mas ela tem o cuidado de levar o amado para casa. Ela vai para o quarto de sua mãe. Um local privado para celebrar o reencontro e vivenciar toda a realidade da intimidade.
O amor deve ser exclusivo e sua celebração máxima acontece no recôndito do quarto, onde o casal pode ser um para o outro e podem descortinarem-se sem a barreira da vergonha e assim celebrar o encontro e reencontro celebrando a união e a vida que se faz e refaz na privacidade do quarto materno, falando da continuidade da vida e da família.