A caminhada

O cuidado com a saúde tem feito com que muitas pessoas desenvolvam o hábito de fazer exercícios físicos, o que faz com que as academias vivam cheias e se proliferem por todos os lados. Entretanto, há pessoas que não gostam de academia e preferem simplesmente correr ou caminhar para estar em forma e cuidar da saúde. A vida cristã é uma caminhada e Cristo nos desafia a caminhar com Ele diariamente, mas essa caminhada exige uma atitude correta de nossa parte. O evangelho de Mateus narra um episódio em que Jesus caminhava e seus discípulos estavam com Ele e numa narrativa é surpreendente, leiamos:
“Jesus andava por todas as cidades e todos os povoados da região, ensinando nas sinagogas, anunciando as boas-novas do reino e curando todo tipo de enfermidade e doença. Quando viu as multidões, teve compaixão delas, pois estavam confusas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. Disse aos discípulos: "A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Orem ao Senhor da colheita; peçam que ele envie mais trabalhadores para seus campos” (Mt 9.35-38).
Quais as lições que aprendemos com esse texto?
A primeira lição que o texto ensina é que quem deseja caminhar com Cristo é desafiado a sair do seu comodismo e da sua zona de conforto. Ao lermos o texto verificamos que Jesus seguia de cidade em cidade, caminhando pelos povoados e os discípulos estavam com Ele. Ou seja, caminhar com Jesus é tê-lo como prioridade, é abrir mão dos desejos pessoais, é deixar de ser o centro das atenções e simplesmente seguir as pisadas do Mestre e entrar na vida, sair com leveza e graça seguindo o exemplo do Senhor.
A segunda lição que o texto ensina é que quem deseja caminhar com Cristo deve cuidar do seu próximo. Tem que ser alguém que desenvolva um olhar de compaixão e que tenha coragem de cuidar das feridas do outro. Deve ser uma pessoa sensível, empática para entender que o seu semelhante precisa ser amado e cuidado. Quem caminha com Cristo entende que não deve ser o centro das atenções e que o outro deve ser valorizado cuidado e amparado.
A terceira lição que o texto ensina é que se alguém deseja caminhar com Cristo deve estar disposto a viver em comunidade e comunhão. É interessante perceber que quem caminha com Jesus deve aprender a cuidar dos outros, precisa aprender andar na companhia do seu semelhante. Portanto, quem deseja caminhar com Cristo deve estar disposto a partilhar a vida com os demais.
Por último, quem deseja caminhar com Cristo precisa desenvolver uma vida de oração. O Mestre diz que quem caminha com Ele deve orar ao Pai, precisa desenvolver vida devocional e deve suplicar por mais pessoas que venham juntar-se a ele no cuidado dos outros, pois a caminhada com Cristo é a caminhada do serviço.
Jesus nos desafia a caminhar com Ele, mas a jornada com o Mestre é do serviço e da entrega ao semelhante. Estás disposto a caminhar com Cristo?