Buscar

A colheita



Jesus foi um excelente contador de estórias e cada uma delas manifestava verdades espirituais e lições práticas que deveriam ser colocadas em prática, na vida das pessoas. Há uma parábola, por exemplo, que é exclusiva do evangelho de Marcos, a saber, a parábola da semente, em que o Senhor Jesus expressa a importância da semeadura e a compara com o reino dos céus. Assim narra o evangelho de Marcos:


O reino de Deus é como um lavrador que lança sementes sobre a terra. Noite e dia, esteja ele dormindo ou acordado, as sementes germinam e crescem, mas ele não sabe como isso acontece. A terra produz as colheitas por si própria. Primeiro aparece uma folha, depois se formam as espigas de trigo e, por fim, o cereal amadurece. E, assim que o cereal está maduro, o lavrador vem e o corta com a foice, pois chegou o tempo da colheita. 

Essa parábola também está relacionada com a semente, mas aqui o enfoque é o semeador e o resultado do seu trabalho. Portanto, quais são as lições que o texto nos ensina?


A primeira lição desse texto é sobre a responsabilidade do semeador. Aprenda que a sua primeira responsabilidade é semear. Portanto, cabe ao semeador, nesse caso o discípulo partilhar a palavra e sair com paciência levando a palavra e distribuindo-a a todos os que se encontram com ele.


Aquele que se preocupa com o reino de Deus investe a sua vida na proclamação da mensagem. Portanto, tenha consciência do trabalho que deve ser feito e dedique-se a realizá-lo.


A segunda lição que o texto apresenta é magnífica e nos ensina que a semente florescerá. A função do semeador é lançar a semente ao solo e esperar, pacientemente, para poder ver o resultado. A semente floresce de forma sobrenatural, ela cresce e não há como explicar tal fato.


De semelhante maneira, o Senhor Jesus declara que nada impedirá o crescimento do reino e que este cresce de forma lenta e gradual, mostrando que a colheita é certa.


A terceira lição que a parábola nos apresenta é que a colheita é certa. Portanto, mesmo que pareça demorar e que surjam obstáculos, nada impedirá o desenvolvimento do reino e a sua expansão. Portanto, é preciso ter a consciência de que há um momento determinado para a colheita.


O Senhor também deixa claro que quando a semente é semeada, nesse caso a palavra de Deus, nada poderá impedir o seu desenvolvimento e evitar a colheita. Sendo assim, é preciso aguardar pacientemente e com calma o momento em que o Semeador virá para fazer a colheita.


#Jesus #colheita

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo