Buscar

A corrida



Como anda a sua atividade física?

Fiquei anos sem me preocupar com essa realidade e por isso, fiquei completamente acima do peso e percebi o quão difícil é iniciar uma atividade física. Apesar da dificuldade comecei a caminhar, mas reconheço que manter a rotina é terrível e não dá vontade alguma de mantê-la, mas isso não acontece apenas comigo. A revista TESTE SAÚDE, nº 52, traz um estudo sobre o exercício físico, o tema é bem interessante: “Portugueses não vão em corridas”. Este é um estudo que mostra a importância do exercício físico e os seus benefícios para a saúde. Quando li essa reportagem lembrei-me do que o apóstolo Paulo escreveu para o jovem Timóteo: “Pois o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que há de vir.” (1Tm 4.8). Há alguma contradição entre o pensamento bíblico e a ciência? Claro que que não!

Paulo fala da realidade espiritual, mas é preciso recordar que naqueles dias, as pessoas não tinham problemas com atividades físicas, porque estavam acostumadas a fazer longos percursos a pé. Sendo assim, não havia necessidade de pararem e dedicarem tempo para atividades físicas, pois estas faziam parte do dia-a-dia.

A reportagem é muito interessante, mas ela me conduz também a refletir sobre a vida espiritual e aí percebo que, se fisicamente somos sedentários, espiritualmente falando, não temos nem vida. A verdade é que, muitos dos que se afirmam cristãos, não estão olhando para o prêmio que lhes está proposto por serem ganhadores da corrida, mas será que há consciência de que participamos de uma corrida? (1 Co 9.24-27). Um dos motivos pelos quais deixamos de correr, isso dito na perspectiva espiritual, é porque estamos agarrados demais a tudo o que é terreno e não valorizamos o prêmio que o Senhor tem preparado para nós. Precisamos manter o foco espiritual, não podemos pensar na vida apenas no campo físico. Sendo assim, devemos ter a capacidade de ver a vida com as lentes espirituais e correr de forma digna para que não venhamos a ser desqualificados. É essencial correr e viver a vida de forma digna.

É interessante saber que o exercício físico previne o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, fortalece os ossos, os músculos, as articulações. Ajuda no controle do peso, no combate ao estresse e ajuda a ultrapassar os estados depressivos, sem falar que com tudo o que desperta no ser, faz com que se aumente o amor-próprio. A ciência diz que diminui o risco de alguns cânceres, sem falar que as grávidas têm suas dores diminuídas, além de prevenir contra a diabete gestacional. Apesar de todos esses benefícios, somente 40% dos portugueses fazem exercícios de uma forma regular. A maioria não está preocupada com a própria saúde e o que lhes pode acontecer. Contudo, a realidade espiritual não pode e nem dá para ser medida em termos percentuais, mas será que estamos cuidando da nossa saúde espiritual?

Quanto tempo dedicamos à leitura da Palavra de Deus e à oração? Estamos investindo nossas vidas na propagação do evangelho? Diariamente paramos para cultuar e adorar a Deus?

O exercício físico é importante, previne doenças, mas a comunhão com o Senhor é muito mais importante e nos livra do pecado. Portanto, corramos a corrida da fé.

Espero e desejo que sejas como eu que busca estar física e espiritualmente saudável.


#vida #saúde #conselhos

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Negue-se