top of page
Buscar

A derrota



A vida é feita de perdas e ganhos e, na realidade, há muito mais perdas que ganhos e todos, um dia, terão que encarar a realidade da perda, e sentirão o sabor amargo da derrota. Não é fácil perceber esta realidade, mas devemos aprender o quanto antes que não conseguiremos ganhar tudo o que pretendemos. E é por isso que muitos sucumbem e não conseguem dar a volta por cima. Contudo, precisamos olhar a derrota como uma oportunidade para mudarmos e crescermos. É o momento de juntar os pedaços e começar de novo.

Aproximam-se novas eleições, e com isso as campanhas ficam acirradas e os candidatos tornam-se as pessoas mais presentes de sempre. Nenhum candidato deseja perder, mas a realidade é que muitos terão que sorver o gosto amargo da derrota. Em 2002, A revista FOCUS publicou a seguinte reportagem: O trauma do dia seguinte, que abordava sobre os que haviam perdido as eleições. A chamada dizia: “De quem perde não reza a história: vai para casa carpir mágoas.” Essa é a realidade da nossa sociedade. Não há espaço para derrotados. Mas quantos são os vitoriosos?

Quais são as lições que devemos aprender para podermos enfrentar as derrotas da vida? Quais devem ser as nossas atitudes diante de um fracasso?

Toda e qualquer competição terá um vitorioso, como também sempre haverá alguém derrotado. Portanto, perder não significa ser alguém que não tenha valor. Não significa o fim do mundo. É preciso enfrentar a tristeza e levantar a cabeça e seguir para a próxima jornada. 

É fundamental compreender que a derrota não destrói o seu valor pessoal. Ele continua intacto consigo. Não permita que um acontecimento determine toda a sua vida. Não pense que, por causa de uma derrota, de agora em diante tudo será uma tragédia. Tenha amor-próprio, olhe para si e veja valores que devem ser potencializados. Lembre-se que a Bíblia diz: "Porque, como ele pensa consigo mesmo, assim é." (Pv 23.7). Não se subestime, você tem valor.

A derrota não determina o fim do mundo e muito menos determina o fim da vida. Saiba que ainda há muita coisa para ser feita. Só perde quem entra na luta, quem disputa e almeja ver seus sonhos concretizados. Mais vale perder, buscando a concretização do sonho, que nunca ter tentado concretizá-los. A vida é para ser vivida com intensidade e com propósitos.

A derrota fragiliza-nos e num primeiro momento deixa-nos sem rumo. O mundo cai sobre as nossas cabeças. Há um sentimento de incapacidade que nos paralisa. Contudo, esse é o início de uma nova caminhada para a vitória. Sei que posso parecer incongruente, mas é quando estamos fragilizados, quando não temos forças em nós próprios que pedimos ajuda. Nesse momento, podemos ouvir o Senhor dizendo-nos: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Cor 12.9). É em nossa fraqueza que Deus age poderosamente e nos concede a verdadeira vitória.

Reconheço as minhas derrotas, minhas perdas doem e sei que tive muito mais derrotas. Sofro por causa delas, mas que estou aprendendo a pedir que o Senhor me aperfeiçoe na fraqueza para que eu possa desfrutar da vitória que vem d’Ele, pois em Cristo somos mais que vencedores (Rm 8.37).


#vida #conselhos #perdas #vencedor #Cristo

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page