top of page
Buscar

A Estrada



Uma das coisas que gosto de fazer é conduzir. Dirigir para mim é um prazer e esses dias tive que ir para os lados do Porto e segui pela estrada nacional, para poder desfrutar das paisagens à minha volta. A estrada nacional oferece o privilégio de contemplar a natureza, mas é preciso atenção redobrada, pois a mesma torna-se mais perigosa em certos sentidos.

Enquanto segui por aquela estrada, pude perceber que a vida é como uma estrada. Ela é feita de curvas e contra curvas. Como a estrada, a vida tem retas, altos e baixos é um percurso feito de alegrias e tristezas. Seguindo por aquela estrada, comecei a refletir sobre a minha própria vida e os caminhos que escolhe seguir. Percebi que basta um descuido para cair em um abismo. Um momento de desatenção, um fechar de olhos e posso seguir por um caminho que não deveria ir ou por me desgovernar, por não curvar, acabar destruindo-me.

Seguindo o meu percurso pela estrada, conclui que na vida também há momentos em que precisamos abrandar, diminuir a intensidade das coisas, pois estamos ultrapassando os limites, mas também há determinados momentos que precisamos acelerar, não há tempo a perder e é fundamental seguir em frente e rápido, não dá para ficar parado.

Na estrada da vida nos encontramos com pessoas que passam diariamente por nós e por ser algo tão rotineiro deixamos de perceber toda a beleza que elas carregam. Também existem aquelas que são passagem, pois nos encontramos, temos algum tempo juntos, mas elas partem e já não teremos contato algum. Entretanto, há aquelas que nos marcam e essas foram as que de uma maneira ou outra, tiveram intimidade conosco. Contudo, é preciso perceber que na estrada da vida, no processo relacional, passamos por subidas e descidas, atalhos, curvas e contra curvas e precisamos seguir com muito cuidado para que não derrapemos, destruindo relacionamentos preciosos que são trilhados juntos.

Eu seguia tranquilamente, contemplando a paisagem, mas atento às sinalizações e sim, a estrada da vida também apresenta-nos sinalizações. São as informações que nos indicam para onde seguir, o que fazer para que possamos continuar na estrada de forma correta e sem infringir nenhuma das normas que foram traçadas. O problema é que muitas vezes não prestamos atenção aos sinais, ou, nem mesmo os conhecemos, e, isso porque não nos preparamos adequadamente e também derrapamos nas relações porque desrespeitamos às regras que foram traçadas.

A estrada da vida é sinuosa e feita de muitas curvas, mas é preciso estar atento aos sinais. É fundamental não esquecer o aviso que diz: “Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar.” (1 Pe 5.8). Não se engane, desvie-se sempre, fique vigilante e siga no caminho do Senhor.


#vida #caminho #estrada #curvas #sinais

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page