A Luta Pela Paz

O mundo está em crise. Há uma guerra invisível acontecendo. O desespero toma conta das pessoas. Também vivenciamos uma guerra ideológica com o ressurgimento de ideologias extremas. Entretanto, no meio das incertezas e confusão, percebemos que o ser humano deseja a paz. Ele almeja que a paz reine sobre a humanidade. Guerras e rumores de guerra. Violência e corrupção em todo mundo. Mas, o ser humano anseia pela paz. Contudo, surge a pergunta: O que você tem feito para promover a paz?
Na busca de uma resposta para uma pergunta tão profunda, deparei-me não com respostas, mas encontrei outras perguntas mais profundas. O Que é a paz? Não se podemos falar de paz, sem vivê-la e muito menos saber o que realmente é a paz.
Paz, não é ausência de guerra. Não é falta de luta. Paz é um estado de espírito. É uma atitude que brota do interior para o exterior. É manifestação do carácter de Cristo em nossas vidas (Mt 5.9).
Que é o tipo de paz proclamamos? Há uma paz momentânea, passageira. Alguns chamam-na de momentos de felicidade. Há também a paz entre as nações, a ausência de guerra. Porém, a principal de todas, é desconhecida da maioria das pessoas. É a paz de Deus que excede todo o entendimento (Fp 4.7). Paz Que dá condições ao ser humano para enfrentar os problemas da vida sem desesperar. Paz que não finda por causa das tragédias. Está fincada e estrutura da na pessoa de Jesus Cristo, que declarou; "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração" (Jo 14.27). Esta é a paz que devemos proclamar. Paz que garante ao ser humano certeza de vida. Não é ausência de problemas, Não é uma declaração que diz que não enfrentaremos guerras. O que é dito é que apesar das aflições, ela perdura nos corações. Esta é a paz que devemos proclamar e viver.
A Bíblia afirma 'Quão formosos sobre os montes são os pés do que anuncia as boas-novas, que proclama a paz, que anuncia coisas boas, que proclama a salvação, que diz a Sião: O leu Deus reinar (Is 52.7). Há formosura naqueles Que saem anunciando a paz. Há beleza nos que anunciam a salvação do Senhor. Lembremos a pergunta inicial: "O que você tem feito para promover a paz?" Eis a resposta dos cristãos: “Anuncio o Senhor Jesus. A salvação do nosso Deus, que deseja encher o ser humano com sua paz". Ele é a nossa paz.