A missão

Existem dois filmes que me fazem refletir muito sobre a realidade cristã, os quais retratam períodos antigos de nossa história. O primeiro é de 1986, que teve como protagonistas Jeremy Irons e Robert de Niro. O filme A missão é sobre um padre português, interpretado por Jeremy Irons, que vai para a terra dos Guaranis, na América do Sul, com o propósito de converter os nativos ao Cristianismo. O segundo, Silêncio, de Martin Scorsese, baseado no livro de Shusako Endo, narra a história de dois padres jesuítas portugueses, que viajaram até o Japão à procura de seu mentor. Filmes interessantes que mostram como cada um exerceu a sua missão. Entretanto, quando paramos e lemos a Escritura, encontramos o Senhor Jesus dando uma missão aos seus discípulos, que podemos lê-la no evangelho de Marcos, que diz assim:
“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16.15).
Esse texto deixa claro o que deve ser feito, mas o que devemos entender sobre a missão?
Em primeiro lugar, devemos entender que a missão é de importância mundial. A preocupação de Jesus não é com uma determinada área, Ele vê o mundo, ou seja, destina-se a todos os povos em todos os lugares. Sendo assim, Jesus deixa claro que é fundamental alcançar todas as pessoas.
Em segundo lugar, é essencial entender que a missão se realiza com esforço. É preciso sair do seu canto, deixar a sua bolha, abandonar o comodismo e ir ao encontro do outro. O termo “ir” dá a ideia de travessia, viagem e, nesse sentindo, é que a pessoa tem que se esforçar para sair, deixar o seu mundo, a sua segurança e viajar ao encontro do mundo do outro, esforçando-se para entendê-lo e aprender a viver dentro de uma nova cultura. É essencial sair, rompendo as barreiras, vencendo o cansaço e fazer o que o Mestre determinou.
Por último, é fundamental compreender que o cumprimento da missão só será possível se houver obediência. A missão dada aos discípulos aconteceu no momento em que o Mestre está ascendendo aos céus e, nesse momento, como Senhor soberano, Ele determinou que os discípulos saíssem espalhando o evangelho. Portanto, tendo consciência da abrangência e urgência da missão, é preciso obedecer à voz do Mestre e ir pelo mundo à fora anunciando o evangelho.
Os dois filmes citados mostram a prontidão das pessoas para o cumprimento da missão que receberam. Como discípulo de Jesus, será que tens consciência da missão e estás pronto para realizá-la? Vais obedecer à voz do Mestre?