top of page
Buscar

A pregação


Cresci num ambiente religioso, mas onde a vivência da fé era plural. Tive o privilégio de ver meu avô pastor recebendo em casa e dialogando, amigavelmente, com um padre. Na igreja onde cresci, tive o privilégio de escutar pregadores de várias denominações e o mais fantástico é que cresci numa família onde há várias crenças, mas sempre houve respeito entre nós. Fui ensinado a respeitar os demais, mas como cristão a pregar o evangelho a todos. Contudo, a pregação não é imposição e muito menos um ato político. Quando lemos o evangelho de Marcos, encontramos Jesus comissionando os discípulos, leiamos:


“Jesus lhes disse: Vão ao mundo inteiro e anunciem as boas-novas a todos (Mc 16.15). 

O que aprendemos com esse versículo?


O texto ensina que é preciso se fazer próximo para pregar o evangelho. É essencial ir ao encontro das pessoas, dialogar com elas e num processo relacional proclamar o evangelho. Portanto, para que a pessoa possa pregar, ela deve sair e ir ao encontro do seu próximo. A pregação acontece no contato com o semelhante, em um ambiente de partilha e proximidade.

É fundamental compreender que é preciso pregar a boa nova do reino de Deus. A mensagem é que Deus interveio na história, e enviou seu filho Jesus Cristo para nos resgatar, fazendo-o Senhor do universo (Mt 28.18; Fp 2.9-11). Ou seja, os governantes da terra, os líderes das nações jamais irão assumir o controle e as potestades espirituais não poderão dominar o cosmos. Jesus é o Senhor, somente Ele tem o domínio e é interessante ver que Mateus se preocupa em mostrar justamente isso, Jesus é o Rei (Mt 1.1). Ele é o descendente de Davi e o filho de Abraão e é através d’Ele e por Ele que todos os povos da terra são abençoados.


Pregar a boa nova é anunciar que Deus não está acima de nós, mas sim que Ele está entre nós. Ele é Emanuel o Deus conosco (Mt 1.23) e Ele está conosco até a consumação dos séculos (Mt 28.20). Essa é a boa nova do reino, Deus está em nosso meio e não há espaço para a solidão.

Por último, aprendemos que pregar é anunciar o início de um novo tempo. E quando ele começou? Quando Jesus invadiu o nosso mundo, pois em Cristo, o céu veio até nós. Além do mais, n’Ele se inicia a nova criação, o novo homem e o cosmos restaurado. No novo tempo, na nova criação que se inicia em Jesus os povos se unificam, não há judeu, nem grego, todos são um em Cristo.


Cresci ouvindo pregação dentro da minha família. Vendo meus familiares indo ao encontro das pessoas e anunciando o evangelho, mas nunca forçando ninguém. Eles pregaram, mas pregaram a boa nova do reino, anunciaram que Deus está entre nós e que já desfrutamos de uma nova criação. E tu, qual é a tua pregação?

86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page