A primavera vai chegar

Os dias começam a ser mais longos, a temperatura vai aumentando devagar e tudo isso indica que o inverno caminha para o seu fim. A primavera vai chegar e com ela também a renovação da esperança. Entretanto, até à sua chegada precisamos caminhar pelo tempo frio e escuro do inverno.
Creio que estamos vivendo um período de inverno existencial e com ele muitas perdas e perdas têm gerado dor e luto. No livro A mística do instante: o tempo e a promessa, José Tolentino de Mendonça declara: “O luto é um manto de tristeza que oculta dois corpos: o corpo amado que parte e o nosso próprio corpo que, permanecendo, tem, no entanto, absoluta necessidade de acompanhá-lo, não só no plano afetivo e simbólico, mas também pela diminuição dos nossos indicadores vitais” (2014, p. 19). Luto é luta, mas também é período de cultivo. É inverno existencial onde tudo parece sem sentido, frio e escuro, mas como tudo, é passageiro e, quando menos esperamos, eis que rompe a primavera.
Nesse período de inverno, quando achamos que tudo perdeu o sentido e a tristeza toma conta de nosso ser, a Escritura diz que Deus ouve o nosso pranto. O profeta Jeremias diz: “Assim diz o SENHOR: Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável por causa deles, porque já não existem (Jr 31.15) e esse texto do profeta é utilizado por Mateus depois que Herodes manda matar as crianças de dois anos para baixo (Mt 2.18). Entretanto, todo o pranto, toda dor há-de passar. O inverno chegará ao fim, a primavera surgirá trazendo consigo as lindas flores.
Olho pela janela do escritório e vejo o dia claro lá fora e recordo-me da canção de Nelson Cavaquinho Juízo Final, onde de forma bela ele mostra o triunfo do bem contra o mal. Esta letra é cheia da graça de Deus e pura teologia, vejamos apenas duas estrofes:
"O Sol há de brilhar mais uma vez
A luz há de chegar aos corações
O mal, será queimada a semente
O amor será eterno novamente
É o juízo final
A história do bem e do mal
Quero ter olhos pra ver
A maldade desaparecer"
A dor e o mal chegarão ao fim. O texto do profeta Jeremias, mostra que Deus não se esqueceu do seu povo e que vai restaurar Israel. A tristeza vai passar, a luta do luto terminará e a alegria irá reinar e sim, o amor será eterno, pois como escreveu o apóstolo Paulo: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.” (1 Co 13.13). Que o amor reine em nossos corações!
Agora, os dias são mais longos, mais claros o frio vai passando e tudo isso mostra-me que o inverno está chegando ao fim e eu, aqui do meu canto sei que a primavera vai chegar. Sim, o luto vai passar e a alegria vai voltar.