Buscar

A Prova



Tomé disse aos seus pares que queria provas para poder crer na ressurreição de Jesus. Falou que precisava ver o sinal dos cravos nas mãos do Senhor e pôr a sua mão no lado. Ele foi enfático ao afirmar o que deseja ver para poder crer. Passado oito dias, no domingo, mais uma vez os discípulos estão reunidos e dessa vez Tomé estava com eles.

A sala estava fechada e os discípulos estão ali reunidos e eis que, subitamente o Senhor aparece no meio deles, saudando-os e volta-se para Tomé dizendo para que ele visse suas mãos e colocasse a mão dele no lado, mas deixemos que o texto fale por si: “Oito dias depois, os discípulos estavam juntos novamente e, dessa vez, Tomé estava com eles. As portas estavam trancadas, mas, de repente, como antes, Jesus surgiu no meio deles. “Paz seja com vocês!”, disse ele. Então, disse a Tomé: “Ponha seu dedo aqui, e veja minhas mãos. Ponha sua mão na marca em meu lado. Não seja incrédulo. Creia!”. “Meu Senhor e meu Deus!”, disse Tomé. Então Jesus lhe disse: “Você crê porque me viu. Felizes são aqueles que creem sem ver”. (Jo 20.26-29).

O que esse texto nos ensina?

A primeira lição que o texto ensina é que o Senhor Jesus se relaciona com cada pessoa de forma individual. O texto diz que no domingo os discípulos estavam todos reunidos, estão todos juntos e o Senhor aparece no meio deles e diz: “Paz seja com vocês!” Aqui temos uma saudação coletiva, mas é maravilhoso ver que o Senhor se volta para Tomé dizendo: “Ponha seu dedo aqui, e veja minhas mãos. Ponha sua mão na marca em meu lado. Não seja incrédulo. Creia!”.

Jesus deseja ter uma relação exclusiva com cada pessoa e quer tratar dos questionamentos de maneira individual e personalizada.

A segunda lição é que Jesus atende aqueles que o buscam com sinceridade. Tomé uma semana antes havia dito que só creria se visse a marca dos cravos e colocasse a sua mão do lado. Jesus vira para ele e diz para que veja as marcas e coloque a sua mão na marca do lado.

O Mestre vem ao encontro de Tomé, fala-lhe diretamente e apresenta as provas factuais que Tomé afirmou serem fatores essenciais para que ele pudesse crer. O Senhor vem e satisfaz o desejo de Tomé, provando que Ele ressuscitou e como se diz, contra fatos não há argumentos, cabe a Tomé se render às evidências.

A terceira lição que o texto apresenta é que o Senhorio de Cristo será uma realidade a outras pessoas. O Senhor Jesus diz a Tomé: “Você crê porque me viu. Felizes são aqueles que creem sem ver”. A mensagem será proclamada e outros irão crer, mesmo sem ver o ressurreto. Contudo, crerão por causa das evidências e quem que crê, descobre a verdadeira felicidade e o verdadeiro sentido de vida.

Felizes aqueles que nos dias atuais podem olhar para as Escrituras e assim crer na revelação de Deus e ao entender a mensagem, pode dizer como Tomé: “Meu Senhor e meu Deus!”. Não seja incrédulo, creia na mensagem do evangelho.


#Jesus #ressuscitou #prova #fé

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Negue-se