top of page
Buscar

A revelação



O evangelho de Marcos apresenta-nos Jesus Cristo como Servo de Deus, que está em ação e trabalhando incansavelmente para a redenção do homem. Nesse sentido, Marcos apresenta-nos o Senhor em sua missão e caminhada missional com os discípulos. Quando entendemos a realidade missional do Mestre, compreendemos que a igreja tem que ser missionária, até porque “A Igreja surge e vive da missão do Filho através do Pai. A vocação cristã é essencialmente uma transmissão: qualquer cristão é convocado a participar na missão de Jesus Cristo e enviado ao mundo para transpor as barreiras que o separam dos seus semelhantes e testemunhar-lhes e anunciar-lhes a Boa-Nova, respeitando sempre a sua alteridade. Ser cristão é assumir a vivência e o convite para seguir Jesus Cristo e aceitá-lo como Senhor e Deus da vida”.


Marcos revela-nos que a missão se concretiza na entrega ao outro. O texto é breve, porém surpreendente: “Em seguida, Jesus lhes perguntou:


“Alguém acenderia uma lâmpada e a colocaria sob um cesto ou uma cama? Claro que não! A lâmpada é colocada num pedestal, de onde sua luz brilhará. Da mesma forma, tudo que está escondido será revelado, e tudo que está oculto virá à luz. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça com atenção!. Então acrescentou: “Prestem muita atenção ao que vão ouvir. Com o mesmo padrão de medida que adotarem, vocês serão medidos, e mais ainda lhes será acrescentado. Pois ao que tem, mais lhe será dado; mas do que não tem, até o que tem lhe será tirado (Mc 4.21-25). 

Esses versículos que contêm questões retóricas e sendo assim, devem levar os ouvintes e os leitores à reflexão e, consequentemente, pressupor as respostas. Portanto, quais são as lições que podemos aprender com esse texto?


A primeira lição é que a luz da Palavra deve brilhar na vida do discípulo e a sua vida deve manifestar a graça de Deus. Ademais, não se pode ter vergonha de ser de Cristo e é fundamental que a sua vida revele a graça de Deus e manifeste a pessoa de Cristo que é a luz do mundo.


A segunda lição é que o evangelho é para ser anunciado a todos e não para um grupo privilegiado. Por outro lado, o evangelho exige obediência, já que não significa apenas ouvi-lo, é preciso dedicar atenção, assumir o que é proclamado e considerar cuidadosamente o que está sendo ouvido. Portanto, estamos diante da realidade missional que nos coloca em contato com as pessoas e nos faz proclamadores de uma mensagem que deve ir além das palavras e que deve ser refletida na vida.


Por último, o texto ensina que aquele que rejeita a mensagem da graça não tem direito ao reino de Deus. Logo, o Mestre utiliza da sabedoria dos seus dias e mostra a responsabilidade que cada um tem sobre o que lhe foi dado. Sendo assim, aquele que ouve e acata a mensagem da graça, lhe é acrescentada a luz do Senhor. Por outro lado, aquele que rejeita essa mensagem terá como resulta a escuridão.


O Senhor revela-se como a luz do mundo, mostra que rejeitá-lo é viver em trevas, mas segui-lo é desfrutar da sua luz e receber a luz em si mesmo. Portanto, diante de tal revelação, qual será a tua escolha?


#Jesus #revelação

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page