top of page
Buscar

A sentença


O momento decisivo de um julgamento é quando o juiz vai anunciar a sua sentença. Esse é um momento de expectativa e ansiedade, pois o juiz determinará o que irá acontecer com o réu. Na Bíblia, o livro de Malaquias inicia como uma sentença de Deus ao seu povo.


“Sentença pronunciada pelo Senhor contra Israel, por meio de Malaquias” (Ml 1.1). 

Portanto, percebemos que o profeta se dirige à nação de Israel e, por conseguinte, essa palavra é para nós também. Contudo, o que significa proclamar a sentença do Senhor?


Em primeiro lugar, proclamar a mensagem do Senhor é uma grande responsabilidade. O termo sentença poderia ser traduzido por peso. Ou seja, há um peso, uma responsabilidade que é posta sobre os ombros de quem anuncia a sentença do Senhor. E sentir esse peso sobre nós faz-nos desejar entregá-la a quem de direito. Há uma mensagem a ser proclamada e ela pesa sobre nós e não podemos deixar de proclamá-la. Ou seja, estamos obrigados a anunciar a mensagem do Senhor.


Em segundo lugar, proclamar a mensagem do Senhor implica ser duro com o povo. O texto afirma “Sentença pronunciada pelo SENHOR contra Israel, por intermédio de Malaquias”. Cabe a mim e a cada membro do povo de Deus anunciar a graça do Senhor, mas também anunciar que o Senhor odeia o pecado e não tem por inocente aquele que não se arrepende. Portanto, há momentos em que apresentar a mensagem do Senhor contra o povo não é agradável, mas tem que ser apresentada. Logo, mesmo que isso nos entristeça, mesmo que nos desonre e nos faça sofrer, o resultado é vida abundante no Senhor.


Por último, proclamar a mensagem do Senhor é ser apenas uma voz. Ser proclamador da mensagem é ser um instrumento nas mãos do Senhor. O mensageiro deve viver sua mensagem e deve proclamá-la, mas sem acrescentar os seus achismos a essa mensagem. O proclamador deve ser apenas uma voz que clama.


Nessa meditação da Palavra do Senhor, Malaquias nos ensina que, como povo de Deus, pesa sobre nós a responsabilidade de proclamar a mensagem do Senhor e que essa, muitas vezes, é uma sentença dura em relação ao povo. Também ensina que precisamos ser apenas o canal, o instrumento nas mãos de Deus. A pergunta que fica é: Estás proclamando a mensagem do Senhor?

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page