top of page
Buscar

A valorização do ser

Leia: Mateus 18.15-17


A vida relacional é complicada. Queremos que a nossa vontade e os nossos desejos prevaleçam. Desejamos ter sempre razão. É por causa disto que, existem desentendimentos e estes podem ser pessoais ou colectivos. O importante é tratar para haja reconciliação e o problema seja resolvido. Jesus tratou do processo da reconciliação. Ele mostra que na vida relacional e comunitária sempre haverá falhas. Contudo, os relacionamentos restaurados e mesmo que, não seja possível ter a pessoa inserida na comunidade, deve-se tê-la inserida na vida.


A primeira realidade do texto é que diante da falha de alguém sua dignidade deve ser preservada. O percurso da reconciliação deve ser sempre protegendo o ser. Veja que há uma caminhada lenta. Primeiramente é uma busca individual, evitando que os outros saibam do ocorrido, depois um pequeno grupo e em último e somente quando o outro não aceita é que a comunidade deve tomar conhecimento e o objectivo é que aconteça a reconciliação. Todo o processo valoriza o ser. Mostra que a pessoa deve ser restaurada e valorizada.

A outra realidade que encontramos aqui é que o processo da reconciliação e recondução à comunidade exige esforço. É um processo lento que inicia-se com uma pessoa e vai prolongando-se à toda comunidade. Todos devem desejar e buscar a integração plena do seu semelhante no seio da comunidade. Isto mostra o quão importante é a pessoa que apartou-se e está a viver de uma maneira afastada da comunidade.

Por último, nunca desista de estar com o seu próximo. O texto diz que aquele que não aceita estar na comunidade, que se excluiu deve ser tratado como gentio e publicano. É bom pensar que Jesus estava sempre com os gentios e publicanos. Era com eles que ele sentava e comia. Eram eles que recebiam atenção do Mestre. Jesus nos ensina a valorizar o ser. A pessoa é mais importante do que as suas convicções religiosas. Ela vale pelo que ela é não por causa das suas crenças. Valorize o ser e relacione-se e desfrute da companhia dele e perceba que as convicções devem ser respeitadas e as relações se constroem no respeito mútuo.


#fé #vida

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page