Ainda que

O que você faria se subitamente a tragédia batesse à sua porta?
O que você faria se acontecesse uma crise energética?
O que você faria se tivesse que atravessar uma crise alimentar?
O que você faria se a economia eclipsasse?
Manteria a calma?
Entraria em desespero?
Qual seria a sua reação?
Houve um momento na vida do profeta Habacuque que ele imaginou a possibilidade de uma crise generalizada se abater em sua vida. Seria o caos total, ficaria na penumbra, completamente sem nada e o interessante é que ele imagina que uma situação assim poderia acontecer, depois de ter questionado Deus e ter recebido a resposta do Senhor, mas mesmo assim, o profeta percebeu e entendeu que poderia vir a passar por situações difíceis e constrangedoras.
Habacuque nos diz que, ainda que a tragédia se abata sobre nós e isto pode acontecer, não é para desesperar. Devemos compreender que as tragédias, as crises podem acontecer e irão acontecer, mas é preciso ter a postura correta. Acho que Ivan Lins aprendeu com Habacuque, pois ele canta:
“Desesperar, jamais.
Aprendemos muito nestes anos.
Afinal de contas, não tem cabimento.
Entregar o jogo no primeiro tempo.
Nada de correr da raia, nada de morrer na praia.
Nada, nada, nada de esquecer.
Do balanço de perdas e danos.
Já tivemos muitos desenganos.
Já tivemos muito que chorar.
Mas agora acho que chegou a hora de fazer valer o dito popular.
Desesperar, jamais.”
Se a crise chegar, se ela for galopante, procure manter o foco e saiba que toda crise é passageira. Não se desespere.
Outra realidade que Habacuque ensina é que devemos aprender cantar para espantar os nossos males. É fantástico notar que Habacuque canta antes do problema acontecer. Jesus faz o mesmo e depois, o povo cria o dito popular que que diz: “Quem canta, seus males espanta!”. O profeta diz que a resposta encontra-se em cantar, mas cantar expressando o que vai no seu ser. O próprio Senhor Jesus, antes do seu mote cruel, cantou e exultou na vitória que vem de Deus.
Se a crise chegar não se desespere, confie em Deus pois n’Ele reside a salvação. Ele é a salvação e a solução para os nossos dilemas. Não valorize as circunstâncias, exulte em Deus que está presente e irá agir e não vai desampará-lo em momento algum. Aprenda a louvar a Deus e diga como disse o apóstolo Paulo: “Posso todas as coisas n’Aquele que me fortalece” (Fp 4.13).
Se a crise chegar, se a tragédia bater à sua porta, deixe que Deus seja sua força. Deixe o Senhor erguê-lo e conduzi-lo em segurança. Permita que a graça d’Ele o fortaleça. Na hora da dor, olhe para o Senhor e permita que Ele o conduza em segurança.
Habacuque diz: “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda). (Hc 3.17-19). Na hora da crise, sejamos poetas e criemos nossas canções exaltando a misericórdia de Deus.