top of page
Buscar

Amigo é para essas coisas



Há uma música que é interpretada pelo grupo MPB4, que me invadiu e insiste em se fazer presente em minha cabeça e, tanto a letra como a melodia eu gosto muito. A canção chama-se Amigo é pra essas coisas e narra o reencontro de dois amigos que não se viam fazia muito tempo e, nesse reencontro, os dois conversam e partilham o que lhes aconteceu, sem reservas, mesmo tendo estado separados tanto tempo. Eles deixam fluir o que vai dentro de si, pois amigos existem para a partilha e para ouvir as alegrias, os queixumes, as lamúrias e tudo mais, sabendo que tudo isso se dá porque amigo é para essas coisas

Parei para escutar essa bela canção, uma e outra vez, refletindo sobre esta letra e olhando para nossa sociedade líquida e plástica, na linguagem de Bauman, essa sociedade que permite que as relações fluam e escorreguem por entre seus dedos é um sociedade triste e solitária, carente de verdadeiros amigos que, como os da canção, independente do tempo, têm a liberdade de abrir seu coração pois sabem que há alguém que se importa e está pronto para escutar com toda atenção.

Diante dessa canção pude comprovar que amigos são para toda vida e não importa quanto tempo estejamos separados, pois no momento do reencontro, sempre poderemos desabafar, abrir o coração, pois amigos são para essas coisas e, como afirmou alguém, que coincidência é o pseudônimo de Deus quando ele deseja permanecer no anonimato. No momento em que pensava na letra da música, recebo uma chamada telefônica de um amigo que não nos encontramos faz muito tempo, mas ele sabe que pode contar comigo e partilhar comigo o que lhe vai na alma e assim, sem nenhuma agenda, falamos e ele pode se abrir e dizer que contava com seu amigo e eu sem titubear, assumi o compromisso de fazer o que ele me solicitou, tudo porque amigo é para essas coisas.

A letra da música diz claramente que amigos existem para que possamos desabafar, abrindo o nosso coração e falando das nossas dores, sejam elas quais forem e o magnífico é que a canção mostra que foi um encontro fortuito, inesperado, mas amigos aproveitam as oportunidades e celebram o reencontro e partilham a vida e se fazem presentes.

Há uma outra coisa que a canção mostra de modo muito belo, pois mostra a preocupação e o cuidado em relação ao outro. Um dos amigos está desempregado e o outro, solidariamente lhe disponibiliza um determinado valor para apoiar e cuidar do amigo. O belo é que nada foi pedido, mas o amigo se viu na necessidade de fazer algo e a essa atitude chamamos amor.

Amigos é para essas coisas e muito mais, e amigos estão disponíveis, independente do tempo e da distância. As Escrituras mostram algumas passagens sobre amigos, mas é fantástico ver o que Jesus diz aos seus discípulos: “Já não vos chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer”. (Jo 15.15). O Mestre dos mestres diz que a verdadeira amizade é transparente e sem segredos.


Amigos existem para a partilha. Jesus, o Mestre fez isso, Ele partilhou tudo, pois amigo é para essas coisas. E nós o que iremos fazer?


#vida #amizade #amor #alegria #compartilhar

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Amigo

Irmãos

bottom of page