André: Um exemplo a ser seguido

Gostamos de ler sobre os grandes líderes. Ficamos entusiasmados com as decisões que tomam, os caminhos que seguem e a maneira como lideram. Contudo, admirar alguém que passa ao lado, caminha na sombra é muito difícil, mas é alguém que vem sempre em segundo plano, que me ensina a viver um cristianismo saudável e uma fé consistente e persistente em Cristo Jesus.
É fundamental seguir o exemplo da disponibilidade. André disponibilizou-se para seguir Jesus. Ele era discípulo de João, mas ao ouvir João o Batista dizer que Jesus é o Cordeiro de Deus, dirigiu-se até Jesus e ao ouvir o chamado de Jesus, sem titubear seguiu-O.
André ensina-nos a levar outros até Jesus. Sim, ele encontrou-se com Jesus, disponibilizou sua vida para seguir o Mestre e depois foi chamar seu irmão para ir ao encontro do Mestre. Devemos seguir o exemplo de André e levar outros até Jesus.
André é exemplo de hospitalidade. Sua casa estava aberta para receber o Mestre e não só. Ele recebia os discípulos em sua casa. Ensina-nos que ser discípulo, é ser alguém aberto a conviver com os outros e a viver em comunhão.
Aprendemos a lição da fé e confiança no Senhor. Ele diante de uma multidão e da impossibilidade de alimentar toda aquela gente viu um menino com cinco pães e dois peixinhos e disse ao Senhor, pois confiava e tinha fé que o Senhor poderia dar a solução àquela situação. Sim, André é um exemplo de fé e confiança.
Outro exemplo maravilhoso de André é o desejo de saber discernir os tempos. É alguém inconformado. Ele é um exemplo de alguém que olha para a história e para vida, procurando ver em cada ato os sinais de Deus. Ensina-nos que devemos ler a história e os acontecimentos históricos como prenúncio da manifestação gloriosa de Deus.
André é exemplo de humildade. Sim, ele foi o primeiro, mas caminha ao lado dos apóstolos sem desejar proeminência. Aparece sempre na companhia deles, mas somente em três ocasiões que aparece em primeiro plano, em todas as outras, está sempre em segundo plano, exercendo seu ministério na quietude. Ele não deseja que os holofotes estejam sobre ele, não quer o brilho par a si. Sim, André percebeu que a glória tem que ser de Jesus
e seguindo o exemplo do Mestre, ele nos ensina a lição da humildade.
Não podemos esquecer o exemplo da comunhão. A última vez que André é citado nas Escrituras, ele aparece junto com os discípulos reunidos no cenáculo em comunhão. Estava com a igreja em oração. Fiel ao Senhor, fiel à igreja, em comunhão com os seus irmãos. Que exemplo maravilhoso!
Por último, André é um exemplo de fidelidade. A tradição diz que ele teria pregado na Rússia e nos Balcãs, e que foi martirizado em Patras, na Grécia. Ele mostrou-se fiel e permaneceu fiel até a morte. Seu ministério foi realizado em silêncio, sem ter seu nome em relevo, mas marcou a história e fez história, mas acima de tudo, nos ensina que é preciso permanecer fiel ao Senhor. André foi um exemplo de fidelidade!