top of page
Buscar

Aperfeiçoados no amor



A Bíblia, livro sagrado dos cristãos e de outras religiões de origem judaica, dividida em o Antigo Testamento e no Novo Testamento (para os cristãos), é Deus dando-se a conhecer ao homem. É o livro da esperança, que declara o triunfo do bem contra o mal. Vishal Mangalwadi, filósofo cristão indiano e autor de diversas obras, afirma que: “Os 66 livros da Bíblia foram escritos por pelo menos 40 autores, em um período de mil e seiscentos anos, em três línguas diferentes, e, a despeito de tudo isso, conta apenas uma história. Essa metanarrativa começa com a criação e termina com a recriação”. Essa metanarrativa revela o amor de Deus e nós, como discípulos de Cristo, devemos amar-nos uns aos outros e assim, permitir que Jesus seja visto em nossas vidas através de nossas atitudes amorosas em relação aos nossos semelhantes. O apóstolo João na sua primeira epístola nos ensina o que é o amor e como podemos expressá-lo em nossa vida. Ele escreveu:


Amados, continuemos a amar uns aos outros, pois o amor vem de Deus. Quem ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Deus mostrou quanto nos amou ao enviar seu único Filho ao mundo para que, por meio dele, tenhamos vida. É nisto que consiste o amor: não em que tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como sacrifício para o perdão de nossos pecados. Amados, visto que Deus tanto nos amou, certamente devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus. Mas, se amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e seu amor chega, em nós, à expressão plena (1 Jo 4.7-12). 

Quais são os ensinamentos desse texto para as nossas vidas?


A primeira lição que o texto ensina é que quem conhece a Deus, ama o seu semelhante. O apóstolo João declara que aquele que teve uma experiência pessoal com Deus, não com a religião, que foi envolvido pelo amor, só tem uma maneira de viver que é manifestando amor. Aquele que não ama e que o nega se fecha ao amor e está negando o agir de Deus em nós e através de nós. O cristão tem que viver expressando amor.


A segunda lição é que devemos seguir o exemplo de Deus e entregarmo-nos aos demais de maneira incondicional. A essência de Deus é o amor e, nesse amor, Ele se doou a nós na pessoa de Jesus Cristo de forma incondicional. Pensar no amor de Deus e na sua pessoa como amor, nos faz perceber que “Deus não nos ama porque nós somos bons. Deus ama-nos porque Deus é bom”. Sendo assim, cabe-nos amar como Ele amou, este é o nosso grande desafio e como afirma Nouwen, “O verdadeiro desafio consiste em fazer do serviço ao nosso próximo a manifestação e celebração do nosso serviço total e indiviso a Deus. Só quando todo nosso serviço encontrar sua fonte e meta em Deus é que poderemos ser libertos do desejo de poder e de continuar a servir o nosso próximo por amor a ele e não por amor a nós”. Ame de maneira incondicional.


Por último, aprendemos que o amor de Deus se manifesta aos demais através de nossas atitudes. Devemos recordar que a fonte do verdadeiro amor não tem sua origem em nós, mas em Deus. Portanto, todas as vezes que manifestamos em nossas ações e atitudes o amor, demonstramos a graça de Jesus. Portanto, todo aquele que afirma ser cristão, deve demonstrá-lo não somente com palavras bonitas, mas sim através de suas ações e atitudes.


O desafio que temos é o de permitir que o amor de Deus extravase de nós para os outros, manifestando assim a pessoa do Senhor Jesus.

101 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page