Aplica-te a leitura

A leitura é fundamental. Somos fruto do que lemos. Sendo assim, devemos pensar nos seguintes aspectos: A leitura forma e direciona. O homem é produto do que lê, vê e ouve. Sejamos formados pela leitura da Palavra de Deus.
A leitura ajuda-nos a combater o erro. Se somos formados pelo que lemos, temos uma visão do mundo. Contudo, precisamos aprender e buscar descobrir qual a visão dos outros. Se somos os corretos, precisamos orientá-los para que mudem suas visões. Porém, não somos os donos da verdade. Erramos e devemos estar prontos a mudar. Existe boa literatura não cristã. Há bons conceitos no pensamento de não cristãos. Tenhamos humildade para aceitar o que eles têm de bom e combater os seus erros, sem combatê-los.
A leitura abre-nos a visão. Nós descobrimos coisas novas quando lemos. Passamos a ter uma visão global dos assuntos. Se conhecemos várias opiniões fica mais fácil chegar a uma conclusão. Precisamos pensar e racionalizar o que recebemos como informação. Precisamos ler tudo e reter o que é bom. É verdade, mas precisamos selecionar o que iremos ler. Existem livros excelentes que estão à nossa espera, precisamos ter a coragem de buscá-los para crescermos com eles.
Devemos ler tudo, mas há uma prioridade de leitura. Somos dirigidos pela Palavra de Deus. Portanto, precisamos dedicar tempo à leitura da Bíblia. No mínimo o mesmo tempo que dedicamos às leituras paralelas e ao tempo que gastamos assistindo televisão. A Bíblia é o Livro dos livros. É quem tem a última palavra. Se a Bíblia diz, eu creio, pois é a Palavra de Deus.
Precisamos ler com humildade. Nós não sabemos tudo e devemos utilizar dicionários para nos auxiliarem. Buscar ajuda quando não entendemos determinado ponto de vista e fundamentalmente, permitir que a mensagem do livro seja assimilada por nós com uma visão crítica, sem posições preconcebidas.
Em último lugar, é preciso que leiamos em espírito de oração. Tiago diz que se alguém tem falta de sabedoria deve pedi-la a Deus. Peçamos a Deus que nos oriente e abra as nossas mentes para retermos o que há de bom e desprezarmos o que não presta.
Leia tudo. Porém não esqueça que tudo deve ser confrontado com a Palavra de Deus. Viaje e conheça a Bíblia e seja conhecido do Deus da Bíblia. Dedique tempo à leitura, buscando à vontade de Deus.