top of page
Buscar

Aprendendo com a queda



Há algumas características em nossas vidas e que as carregamos, mas que devemos abandoná-las. Uma delas é a capacidade de achar graça quando vemos alguém cair. Confesso que rio de mim mesmo, mas reconheço que ninguém gosta de cair. Entretanto, quando testemunhamos a queda de alguém, exultamos. Infelizmente, temos essa característica de sentir prazer com a queda e a dor dos outros.

Em minha vida passei por algumas quedas, sofri alguns acidentes que deixaram suas marcas, mas o pior de tudo era ter que suporta as risadas dos outros. Cair faz parte da vida e a queda poder ser tanto física quanto moral. Sendo assim, devemos ter cuidado quando andamos. Gosto de ler nas Escrituras o momento em que Pedro anda sobre as águas. Gosto de ver sua ousadia e confiança em Deus, mas quando ele desviou o olhar e viu as ondas, esmoreceu e sucumbiu (Mt 18.22-33). Desviar os nossos olhos de Deus é tropeçar e cair, e tal e qual Pedro nós somos pessoas de pequena fé e há momentos que sobrevalorizamos as circunstâncias. Contudo, a queda nos dá lições preciosas. Mesmo ela sendo dolorosa e angustiante.

Vejamos, portanto, as lições que aprendemos com a queda:

  • Ela serve para deixar patente a nossa imperfeição. Não somos tão perfeitos quanto imaginávamos

  • Percebemos que precisamos depender mais do Senhor e da sua graça e não em nós próprios.

  • Diante da queda, seremos julgados e ridicularizados.

  • Aprendemos que caminhamos na corda bamba e qualquer deslize é fatal.

  • A queda não é o fim, mas uma oportunidade que temos de começar de novo.

Seria magnífico poder realizar o percurso da vida sem quedas. Viver de maneira que ninguém nos apontasse nada. Seria maravilhoso escutar nossos colegas de trabalho dizendo que somos um exemplo e não abrimos mão dos nossos princípios e não apenas eles, mas todas as pessoas que convivem conosco. Entretanto, temos que reconhecer e com tristeza que não somos perfeitos. Falhamos e muitos se utilizam dessas falhas para nos magoar e ferir ainda mais. Não conseguem dimensionar a nossa dor e sofrimento.


A queda e as nossas falhas acontecem por causa de uma dimensão espiritual, quer acreditemos ou não. Caímos porque tiramos os nossos olhos do Senhor Jesus. Mas, é bom saber que o caminho da restauração acontece quando nos arrependemos e voltamos os nossos olhos para Jesus. Ele nos concede uma saída e um caminho seguro. 

Lembre-se sempre do seguinte: A queda é uma realidade, mas é também uma oportunidade para começar de novo. Sendo assim, levante-se, olhe para Jesus, clame por socorro e tenha um novo começo com Ele.


#vida #conselhos #fé #Jesus

73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page