top of page
Buscar

Aquele abraço



Os nossos dias são angustiantes e agitados. O corre-corre acaba por nos afastar das pessoas e, sem nos dar conta, vamos nos tornando insensíveis e acabamos por nos fechar em nosso próprio mundo, olhando apenas para os nossos interesses.


Alguns anos atrás, recebi um e-mail que trazia em anexo a foto de gêmeas abraçadas. A foto pertencia ao artigo “Abraço Salvador”, que contava como essas irmãs, prematuras sobreviveram. Elas foram levadas para incubadoras separadas e uma delas, tinha pouca esperança de vida. A enfermeira chefe, contrariando as regras do hospital, decidiu pô-las no mesmo berço, e a que estava bem abraçou a irmã doente e, graças a proximidade, com o calor de seu corpo, ajudou a regular a temperatura e o pulso da irmã, conseguindo reestabelecer o ritmo cardíaco dela, e foi por isso que ela sobreviveu.


Um abraço salvou a vida de uma criança condenada à morte. Essa atitude expressa o que realmente é o amor, pois amar é tomar uma atitude positiva, benéfica, em prol do seu semelhante. A Escritura diz que: “há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Ec 3.1) e isto é a mais pura verdade. Há o tempo para a realização dos sonhos e para uma relação profunda de amizade e amor. Devemos entender que o nosso tempo, o momento que estamos vivendo, é o tempo do acolhimento. É tempo de abraçar, pois o mundo globalizado gerou uma sociedade isolada e solitária, onde as pessoas estão carentes e necessitando de um ombro amigo para chorar. Nesse tempo de incertezas e angústias, as pessoas precisam ser acolhidas. Faz todo sentido a frase que ouvi de Vaz da Silva: “Nós devemos lembrar o quão importante é abraçar a quem amamos e quanto bem nos faz abrigarmos o coração com a calidez de um abraço”. Contudo, é fundamental ter coragem para tomar tal iniciativa, mas quando a tomamos, percebemos que vale a pena.



Quando olho para Cristo, vejo-o como uma pessoa que foi além das palavras uma vez que suas palavras, sempre foram acompanhadas de atitudes. E se nós nos declaramos seus discípulos, precisamos ir além das palavras. O nosso desafio é o de acolher as pessoas, recebê-las e abraçá-las mostrando que são importantes e têm valor.


Revendo essa história, lembrei da canção de Jorge Ben Jor “Aquele Abraço”, até porque tenho um amigo que, infelizmente, encontro poucas vezes, mas sempre falo com o filho dele e, por isso, peço ao filho que diga ao pai que eu mandei aquele abraço. Precisamos ser abraçados e acolhidos, mas também devemos abraçar, e que não seja qualquer abraço, mas que seja aquele abraço restaurador que manifeste a graça e o amor de Jesus.


Um simples abraço salvou uma vida. Que possamos perceber que é na simplicidade do acolhimento que se promove proteção e gera vida. Portanto, nesse momento angustiante que vivemos, vou seguir o exemplo da pequenina e copiar Jorge Ben Jor e, aqui do meu canto, digo a todos: Aquele abraço!


#vida #amor #abraço #atitude

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page