Buscar

As características de um verdadeiro cristão



Recentemente, li uma entrevista concedida por um determinado político que se afirma cristão. O mesmo declarou que é frequentador da igreja e que segue os preceitos do cristianismo. Fiquei pensando muito sobre o que li, pois tal político é xenófobo e não tem pejo algum de demonstrar o seu preconceito. Da mesma forma que ele, vejo pessoas que se afirmam cristã, mas que desejam a morte dos que pensam diferentemente de si, que apregoam o ódio, mas depois declaram-se cristãs. Quais são as características de um cristão autêntico?


A resposta para tal pergunta encontra-se nas Escrituras, onde o apóstolo João declara o seguinte:


Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus. E todo aquele que ama o Pai também ama os filhos dele. Sabemos que amamos os filhos de Deus se amamos a Deus e obedecemos a seus mandamentos. Amar a Deus significa obedecer a seus mandamentos. E seus mandamentos não são difíceis. Pois todo aquele que é nascido de Deus vence este mundo, e obtemos essa vitória pela fé. Quem vence a batalha contra o mundo? Somente quem crê que Jesus é o Filho de Deus (1 Jo 5.1-5). 

O que esse texto declara sobre as características de um verdadeiro cristão?


A primeira característica do verdadeiro cristão é que ele é alguém que compreendeu o amor de Deus e crê em Jesus. Compreender o amor de Deus é perceber quem é Jesus e entregar-se a Ele. Crer é muito mais que acreditar, envolve entregar-se a Ele e deixar-se guiar pelo Senhor Jesus. O verdadeiro cristão é um convertido a Cristo e alguém que vive demonstrando o amor do Senhor aos demais.


A segunda característica do verdadeiro cristão é a obediência aos mandamentos do Senhor Jesus. Um cristão autêntico ama a Deus e ao seu próximo, é uma pessoa que entende que os mandamentos do Senhor não são pesados, não são um fardo. Dessa forma, o cristão verdadeiro obedece o Senhor e nessa obediência, ele demonstra que ama o Senhor e, amando-O, irá amar e cuidar do seu semelhante.


A última característica que de um verdadeiro cristão é uma fé inabalável. O cristão vive sua vida pautada em Cristo, nos ensinamentos e nunca nas circunstâncias. Ele tem consciência de que há uma luta entre realizar a vontade de Deus ou se deixar conduzir pelos muitos caminhos que são oferecidos pela realidade à sua volta. Portanto, sua vitória acontece por manter uma fé autêntica em Cristo Jesus.


Nos dias que correm, há muitos que, tal como o político que deu a entrevista, afirmam-se cristãos, mas a verdade é que fazem parte de uma religião, conhecem os ritos, sabem toda a teoria, mas a prática, a vivência, demonstra o contrário. Sendo assim, cabe-nos responder a seguinte questão: Sou realmente discípulo de Jesus ou apenas um religioso?

158 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo