As lições de Maria
Maria, mãe de Jesus é uma pessoa enigmática. Para uns sobrevalorizada, posta num pedestal quase uma deusa e uma mulher perfeita. Entretanto, para outros, uma mulher esquecida, que teve seu lugar na história, mas não deve ser exaltada e falada.
A verdade é que, Maria é um exemplo e quando paramos para refletir sobre a vida dela aprendemos muito.

A primeira lição que Maria nos ensina é da prontidão. Ela está pronta para que a vontade do Senhor se realize em sua vida. A espiritualidade de Maria é ousada, corre riscos. Ela aceita que a vontade de Deus se realize, mesmo que para isto, ela se torne proscrita e mal, falada. Ela mostra que a espiritualidade não é isenta de enfrentar perigos, mas a verdadeira espiritualidade só é possível, quando se permite que a vontade do Senhor se cumpra em sua vida.
Outra lição muito prática que Maria ensina é a disponibilidade para servir. Ela é notificada que sua prima Isabel estava grávida, e deixou tudo para ir passar um tempo com a prima. Ela foi servir e cuidar da prima. Maria ensina que a espiritualidade nos faz cuidar daqueles que necessitam de ajuda. É fundamental sair do seu mundo para entrar no mundo dos que estão carenciados. Maria nos dá a lição do serviço.
Maria ensina que a espiritualidade envolve a quietude.
Ela observava o que acontecia e guardava no coração. Não fazia barulho. Ela refletia em tudo o que acontecia. Ela estava atenta a vida de Jesus e observava e refletia sobre os detalhes que ela presenciava. Sim, ela ensina que a espiritualidade envolve quietude, reflexão.
É fantástico ver que Maria não deseja protagonismo. Ela nos ensina que é para fazer tudo o que Jesus disser. A espiritualidade de Maria aponta para Jesus. Ela ensina que é Ele quem pode solucionar os nossos dilemas existenciais. Portanto, ela ensina que a centralidade da fé deve ser cristológica. Ela diz que na vida, devemos fazer o que Cristo mandar.

Maria também ensina que é fundamental seguir o Mestre independente da situação. No momento mais torturante de Jesus, Ele sofrendo na cruz, Maria está presente. Ela sofre ao ver o Mestre e Filho, mas não desistiu de segui-lo. Portanto, a espiritualidade resiste as maiores dores e tragédias. Maria nos ensina a seguir o Mestre, mesmo quando tenhamos que atravessar o caudal da dor.
Há uma última lição que Maria ensina. É a lição da comunhão. Ela não desiste da caminhada e permanece unida à igreja. Ela desfruta da comunhão dos que são seguidores de Cristo. Ela mostra que a espiritualidade é relacional. Ensina que devemos estar unidos e ser participantes da vida da igreja.
É fundamental aprendermos as lições de Maria e pô-las em prática.