top of page
Buscar

As primeiras Credenciais



Estive lendo um artigo que falava sobre formação. O texto estava bem elaborado e mostrava como uma pessoa pode ter um curriculum bem preenchido. Falava quais eram as credenciais que a pessoa deveria ter para ser cobiçada no mercado de trabalho.

Fiquei pensando no que lia. Realmente, devemos ser pessoas bem preparadas. Precisamos estar aptos para desempenhar as funções que nos propomos assumir. Contudo, não podemos perder a noção de quem somos e o que somos. Qual o propósito desta afirmação?

É simples, mas triste. Muitas vezes esquecemos de sermos nós mesmos para assumirmos o papel das nossas credenciais. Deixamos de ser pessoas comuns. Sobrevalorizamos os títulos ao ponto dos mesmos integrarem o nosso ser. É exagero de minha parte? Não creio!

Conheço pessoas que exigem ser tratadas por seus títulos até nas suas horas vagas. Certa vez conversava com meu pai sobre isso. Contou-me de uma pessoa que ao ser convidada para falar em uma determinada igreja, enviou o seu curriculum exigindo que a sua apresentação fosse conforme constava nas duas folhas de papel A4. Estou falando de um pastor, que exige ser tratado pelos títulos antes mesmo de seu nome ou de pastor. Se recusava a ser tratado de modo informal. Tinha que ser chamado de doutor. E esta é a sociedade em que vivemos e infelizmente a igreja dos nossos dias.

Gosto de olhar as credenciais dos heróis da Bíblia. Encontro pessoas de todas as classes sociais, mas com uma particularidade. Todos estes heróis se apresentavam como servos de Deus. Aliás, diga-se aqui e não de passagem, que esta era a apresentação preferida dos escritores do Novo Testamento. Entretanto, melhor que isto, é como o próprio Senhor Jesus se apresentava, pois Ele declarou o seguinte: "qual é o maior, quem está à mesa ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, estou entre vós como quem serve." (Lc 22.27).

É triste ver que nos dias atuais, a igreja tem adotado o padrão da sociedade. Está cada vez mais exigindo credenciais tipicamente das formações acadêmicas das pessoas, mas esquece de ver o essencial que é a questão da espiritualidade.

Hoje, a pessoa antes de ser pastor, tem a necessidade de ser algo mais. Ela anseia pelo menos por um mestrado, senão está fora dos padrões, mas que padrões estamos pensando?

Quais são as credenciais que apresentamos como igreja de Cristo?

Eu de minha parte quero apenas apresentar-me da seguinte maneira: Sou salvo pela graça de Cristo Jesus. Sou servo do Senhor e nada mais.

Quais são as suas credenciais?


#vida #vidaespiritual #reflexão

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page