top of page
Buscar

Atitudes transformadoras



Estamos passando por um momento de muita tristeza e sofrimento. A dor é real, e ninguém gosta de sofrer e muito menos, ficar falando de sofrimento. Desejamos sempre sentirmo-nos bem. Entretanto, há momentos na vida que simplesmente não conseguimos.

O livro de Tiago (Tg 5.13-15), apresenta-nos três situações concretas que enfrentamos em nossos dias. O sofrimento (tribulação), a alegria e a doença. Diante destas situações ele mostra quais devem ser as nossas atitudes.

Diante das aflições busque a Deus em oração. Oração é a nossa resposta a Deus, mas também é a maneira como podemos extravasar nossa alma diante d’Ele. Podemos erguer nossas vozes e queixarmo-nos por tudo o que está nos acontecendo tal e qual fez o salmista: “Com a minha voz clamo ao Senhor, com a minha voz ao Senhor suplico. Derramo perante ele a minha queixa; diante dele exponho a minha tribulação” (Sl 142.1-7). Neste tempo de aflição curvemo-nos e busquemos a Deus em oração.

Eleve sua oração, queixe-se diante de Deus, como fez o salmista. É preciso entender que “a oração, em que eu apresento impiedosamente a Deus a minha verdade, poderá ajudar-me. Mas nem sempre ajuda no sentido de Deus retirar do meu caminho todas as pedras. Talvez me dê simplesmente a força para o suportar”.

Diante das ansiedades da vida preciso aprender ir a Deus. Necessito apresentar tudo a Ele (Fp 4.6). É fundamental apresentar as nossas queixas diante de Deus. É importante dizer que “podemos e devemos esperar que o pranto se transforme em festa e o luto em alegria e possamos, tal como o autor do Salmo, dizer sentidamente: «Tu converteste o meu pranto em festa, tiraste-me o luto e vestite-me de júbilo. Por isso, o meu coração cantará sem cessar louvores a ti» (Sl 30.12-13)”. Quando somos sinceros o Senhor atua. Quando “oferecemos a Deus tudo aquilo que põe o coração em movimento, devemos confiar que se dá uma mudança no fundo da nossa alma, que voltamos a ver o bem que Deus nos ofereceu ao longo da vida.”

É interessante olharmos para Jesus, angustiado no Monte das Oliveiras, derramando-se diante do Pai. E foi neste momento de angústia, onde os seus discípulos dormiam, que Ele recebeu o conforto do Pai (Lc 22.43). Mesmo na tristeza mais profunda, busque a Deus em oração e sinta o Senhor a encorajá-lo e a confortá-lo.

A segunda afirma que, diante das alegrias da vida devemos cantar louvores ao Senhor. O texto é formidável. Diz que devemos dar louvores ao Senhor. Significa reconhecer que é Ele quem nos enche de alegria. O Senhor é a fonte da nossa alegria.

Deus nos deseja alegres e felizes (Jo 15.11). Se olharmos para o contexto deste versículo, veremos a questão do sofrimento, da dor, mas acima de tudo vemos que quando entendemos que Deus é a fonte da alegria, aprendemos a ter corações gratos e a louvar o Senhor.

O que fazemos quando estamos felizes? Qual é a nossa atitude nos momentos de vitória? Tiago diz que devemos cantar louvores ao Senhor. Que devemos mostrar gratidão ao que Ele tem feito em nossas vidas.

Nossa alegria é fruto da restauração do Senhor. O salmista diz: “Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, éramos como os que estão sonhando. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cânticos. Então se dizia entre as nações: Grandes coisas fez o Senhor por eles. Sim, grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres (Sl 126.1-3). Sendo assim, cantemos louvores ao Senhor reconhecendo o que Ele tem feito em nossas vidas.

Por último, Tiago diz que diante da enfermidade, devemos pedir ajuda aos irmãos. Sim, não podemos enfrentar nossas enfermidades sozinhos. No momento de isolamento, temos que contar com a súplica dos nossos irmãos, que com fé suplicam para que o Senhor traga cura. A Escritura é clara e objetiva. Ela diz que no momento da aflição devemos orar, na alegria cantar e exultar em Deus, na doença promover o tratamento e pedir ajuda para que haja súplica para a intervenção divina e, sim assim fizermos, estas atitudes irão transformar nossa maneira de ver a vida.

Este é um momento delicado, muitas perdas, mas também podemos ver a alegria de muitos se recuperando e que em todos os momentos haja em nossos lábios oração e súplicas, cânticos de louvor e intercessão pelos nossas queridos.


#contexto #fé #oração

139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page