Auto-avaliação

A vida é feita de ciclos. Quando chegamos ao fim de cada um deles é fundamental parar para analisar tudo o que foi feito. É bom avaliarmo-nos e vermos o que fizemos e como fizemos. A Bíblia afirma que devemos fazer um auto-exame (Lm 3.40). É bom ver como nos portamos e como estamos. Se estivermos em pecado e longe do Senhor, devemos retomar para Ele que é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar.
Os nossos ciclos são feitos de perdas e ganhos. Altos e baixos e eles fazem parte do processo. É vivendo todas estas situações, enfrentando as lutas, vivendo os momentos que depois poderemos para e fazer uma avaliação sincera. Sendo honestos conosco mesmo, teremos que dizer que no processo, tivemos alegrias e tristezas. Mas, podemos afirmar que: "em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou." (Rm 8.37). Como é bom saber que o Senhor está connosco e mesmo em meio as muitas lutas nos concede a vitória. É por este motivo, que dizemos "Ebenézer", até aqui nos ajudou o Senhor.
Avaliando-me vejo que falhei. Não falei de Jesus a todos quantos deveria ter falado. Desperdicei oportunidades e não sei se terei uma nova oportunidade de apresentar o Senhor a essas pessoas novamente.
Falhei na minha comunhão com o Senhor. Quantas vezes deixei de lado minha Bíblia por outros livros? Quantas vezes ela ficou no canto por causa da televisão? É verdade, e eu bem sei que feliz é o homem que medita neste livro dia e noite (Sl 1.2), mas deixo-me conduzir pela ansiedade do dia-a-dia.
Fracassei no meu compromisso de oração. Quantas pessoas estavam dependendo delas? Quantas portas ficaram fechadas por causa da minha negligência? É duro reconhecer, mas fracassei. Olhando a minha vida, vejo que estou longe de ser aquilo que Deus deseja. Sou um servo inútil (Lc 17.10). O que fazer para mudar esta situação? É assim que você se encontra também?
Para mudar esta situação só nos resta fazer uma coisa: esquecermo-nos das coisas que atrás ficam, e avançar para as que estão adiante (Fp 3.13), prosseguindo para o alvo em Cristo Jesus que nos faz caminhar em triunfo (2 Cor 2.14), fazendo-nos mais que vencedores. Vamos em frente.