Buscar

Beleza é fundamental



O Vinícius de Moraes, poeta, escritor, compositor e crítico de cinema escreveu o poema “Receita de Mulher” e nesse poema, Vinícius inicia pedindo desculpas as mulheres que ela achava que não eram dotadas de beleza. Seu poema inicia-se assim:


“As muito feias que me perdoem 
Mas beleza é fundamental.

Esse conceito invadiu a nossa sociedade, há uma busca desenfreada para estar em forma, parecer belo. Há o desejo sempre de agradar os demais. Esquecemos que a beleza é subjetiva e muda com o tempo. Alguém já disse que “belo é o que agrada à vista”. Sendo assim, a beleza sempre será relativa.

A preocupação de mostrar-se belo, sempre com um ar jovial, faz com que as pessoas recorram às academias e o corpo reveste-se de importância e sem perceber o corpo passa a ser adorado. Essa é a geração que vive a “corpolatria”, onde as academias se tornam o novo espaço de culto. Além do mais, quando a nova “religião não traz as respostas desejadas, sempre se pode recorrer a uma cirurgia plástica para modificar aquilo que se julga esteticamente feio no corpo, buscando assim, estar enquadrado dentro do padrão vigente de beleza.

É ver que as mulheres são as que mais sofrem com essa cosmovisão. Entretanto, os homens estão cada vez mais aderindo a esse novo paradigma e o que percebemos em nossos dias é que homens e mulheres passaram a ser valorizados pelos centímetros a mais ou a menos que são revelados pela fita métrica. Desprezamos a essência para ficar com a casca.

As pessoas cultuam a beleza e acham que essa se define na juventude e por isso, buscam desesperadamente o elixir da eterna juventude. Querem um corpo jovial, desejam estar dentro do paradigma uniformizado de que, é fundamental está inserido no culto das academias.

Vinícius afirmou que “beleza é fundamental” e eu concordo com ele, mas o como definimos beleza e de que beleza estamos falando? Preciso afirmar que o belo não é o que agrada aos olhos, mas sim o que agrada ao ser, a essência, pois tudo o que agrada aos olhos com o tempo vai se degradando, mas a essência essa nunca vai se degradar. Admiro a beleza que brota de dentro para fora. Lembro de algumas pessoas que afirmavam que não se importavam de estar com fulano (a), que era uma pessoa esteticamente bela, desde que permanecesse calados (as) à noite toda. A casca, a capa era muito bonita, mas o interior não tinha nada e por isso, tornavam-se objetos. Contudo, em nossos dias, valoriza-se o estético e despreza-se a essência.

A beleza é fundamental, mas quando eu olho para as Escrituras, elas dizem que a verdadeira beleza, é aquela que brota de dentro para fora. Simão, que ficou conhecido como apóstolo Pedro, falou da beleza feminina de modo maravilhoso. Ele disse o seguinte: “Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; Considerando a vossa vida casta, em temor. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;

Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.” (1 Pe 3.1-4). Gosto particularmente do termo “incorruptível”, pois vivemos num mundo onde tudo se deteriora, se corrói. O próprio ser humano, vai desfigurando-se, envelhecendo, mas a verdadeira beleza, essa é incorruptível, jamais acaba, não se desfaz, não estraga, permanece e torna-se cada vez mais bela.

Vinícius estava certo ao dizer que beleza é fundamental, mas ele esqueceu de dizer que é a beleza interior, do caráter. É a beleza do ser e não a da casca, do exterior que vai se correndo com o passar dos tempos, vai ruir e o que ficará?

No corre-corre banalizamos o ser e sobrevalorizamos o ter e o parecer. Contudo, é fundamental mostrarmos a verdadeira beleza, a interior, do caráter e aqui cabe muito bem a frase do antigo coro que diz: “Que a beleza de Cristo se veja em mim!”.

Beleza é fundamental. Sendo assim, trate da sua e não permita que ela seja corroída por usa vaidade. Permita que o seu interior, se manifeste que a beleza de Cristo, seja vista em você.


#vida #vidacristã #ensinamentos #beleza

92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo