top of page
Buscar

Caminhando com o Mestre


Há poucos dias, li a reportagem e escutei o áudio de uma criança que, no Brasil, ligou para a polícia pedindo ajuda, pois não tinham nada para comer em casa. Essa notícia me partiu o coração gerando em mim um misto de raiva e tristeza. No entanto, esse momento, fez-me lembrar das palavras de Jesus aos discípulos quando os mesmos pediam que o Senhor despedisse as pessoas, afim de que pudessem ir comprar algo para comer. Porém, ante aquela situação, o Senhor virou para os seus discípulos e lhes disse: “Dai-lhe vós de comer” (Mc 6.37). Portanto, a caminhada com Cristo implica o cuidado com o outro. Caminhar com Cristo é desafiador e Lucas nos mostra essa realidade assim:


“Pouco tempo depois, Jesus começou a percorrer as cidades e os povoados vizinhos, anunciando as boas-novas a respeito do reino de Deus. Iam com ele os Doze e também algumas mulheres que tinham sido curadas de espíritos impuros e enfermidades. Entre elas estavam Maria Madalena, de quem ele havia expulsado sete demônios; Joana, esposa de Cuza, administrador de Herodes; Susana, e muitas outras que contribuíam com seus próprios recursos para o sustento de Jesus e seus discípulos (Lc 8.1-3). 

O que aprendemos sobre os que seguem a Cristo?


A primeira lição que o texto ensina é que o nosso chamado é para seguir a Jesus. Não seguimos uma religião e muito menos um conceito filosófico, somos desafiados a seguir o Senhor e segui-lo é sair da zona de conforto, é tornar-se um peregrino e fazer-se à estrada, caminhando com o Mestre.


A segunda realidade que o texto ensina é que quem caminha com Cristo anuncia a boa nova do reino de Deus. Portanto, a caminhada com Cristo nos distancia dos projetos políticos-humanos. A caminhada com Cristo se realiza na proclamação da boa notícia do reino de Deus e, portanto, declara que a nossa obediência é somente a Deus e jamais a qualquer sistema político humano. O nosso Deus não é de esquerda, nem centro e muito menos de direita. Ele é o Soberano e quem caminha com Cristo submete-se à soberania d’Ele.


Por último, o texto ensina que quem caminha com Cristo investe a vida e os bens em benefício do seu próximo. O texto é magnífico, pois mostra as mulheres caminhando com Cristo, que muitas delas serviam ao Mestre e os discípulos com seus bens, ou seja, elas investiam a vida e o que tinham para cuidar dos demais. Sendo assim, é essencial cuidar do outro, ser solidário e suprir a necessidade dos que estão na caminhada da vida.


Uma criança desesperada fez uma ligação para a polícia suplicando por comida, é preciso muito mais do que indignação e tristeza da parte dos que estão na caminhada com Cristo, pois quem caminha com o Mestre é solidário e generoso, é uma pessoa que cuida do seu semelhante. O Mestre que uma vez disse: “dai-lhes vós de comer”, não está interessado em um sistema político, mas sim que cuides do teu próximo. Vais dar de comer e investir tua vida e o que tens para benefício do teu semelhante?

82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page