Buscar

Celebre a vida


A vida é feita de incertezas e todos os que ousam viver devem estar preparados para num momento ou em outro, ser os protagonistas pelo lado mais doloroso. Há momentos que nós somos as vítimas. Portanto, viver é um tiro no escuro e temos que aprender a lidar com a incerteza. Na realidade, todos nós queremos ser felizes, queremos desfrutar do prazer, da alegria e nunca a tragédia, pois na vida nós queremos sempre obter o melhor. Desejamos a felicidade, a alegria, mas temos que lidar com a dor e a tristeza. Portanto, é preciso compreender que a vida é feita de poesia e prosa. A rosa para ser bela tem que ter o espinho. A vida é feita de incertezas, alegrias e tristezas e mesmo desejando o melhor, a verdade é que sempre a somos surpreendidos pelas tragédias, pois as mesmas fazem parte da vida. O autor de Eclesiastes em suas observações, percebeu que é fundamental para o ser humano desfrutar da vida, por isso, ele declarou:


Dediquei-me também a investigar isto: embora os justos e os sábios, e também suas ações, estejam nas mãos de Deus, ninguém sabe o que os aguarda, se amor ou ódio. No fim, todos têm o mesmo destino, seja a pessoa justa ou perversa, boa ou má, cerimonialmente pura ou impura, religiosa ou não. Ocorre o mesmo à pessoa de bem e ao pecador; aquele que faz promessas a Deus é tratado como o que teme fazê-lo. É uma grande tragédia que todos debaixo do sol tenham o mesmo destino. Além disso, o coração das pessoas está cheio de maldade. Elas seguem seu próprio caminho de loucura, pois não há nada adiante, senão a morte. Só para os vivos há esperança. Como dizem: "Melhor ser um cão vivo que um leão morto". Os vivos pelo menos sabem que vão morrer, mas os mortos nada sabem. Já não têm recompensas para receber e caem no esquecimento. Amar, odiar, invejar, tudo que já fizeram ao longo da vida passou há muito tempo. Já não participam de coisa alguma que acontece debaixo do sol. Portanto, coma sua comida com prazer e beba seu vinho com alegria, pois Deus se agrada disso. Vista roupas elegantes e use perfume. Viva alegremente com a mulher que você ama todos os dias desta vida sem sentido que Deus lhe deu debaixo do sol, pois essa é a recompensa por todos os seus esforços neste mundo. Tudo que fizer, faça bem feito, pois quando descer à sepultura não haverá trabalho, nem planos, nem conhecimento, nem sabedoria (Ec 9.1-10). 

Quais são as lições que aprendemos com esse texto?


A primeira lição que o texto ensina é que na incerteza da vida descanse na soberania de Deus. O pregador é enfático e afirma que tudo quanto o homem faz, tudo o que sucede aos bons e aos perversos não passa despercebido aos olhos de Deus. O homem pode viver na incerteza, sem saber o que lhe irá acontecer, sem saber se as coisas que lhe acontecerão serão boas ou más e muito menos afirmar se será amado ou odiado, pois não sabe o que lhe aguarda o futuro. Entretanto, diante das incertezas, do desconhecido, é preciso saber que Deus é Soberano e não é apanhado de surpresa.


A segunda lição que o texto ensina é que apesar das incertezas é essencial viver. O Pregador continua falando do que viu e trata da realidade da morte e afirma que a única certeza que os vivos têm é a morte, mas apesar disso, é preciso viver, até porque que quem vive tem esperança e faz parte da história.


A terceira lição que o texto ensina é que em um mundo de incertezas é preciso desfrutar dos prazeres que Deus lhe concedeu. Portanto, aprenda a saborear das coisas simples da vida. Desfrute de uma boa refeição e coma com alegria. Desfrute do que Deus lhe concedeu, pois desfrutar dos prazeres que Deus concedeu é celebrar a vida. O Pregador diz que é preciso viver desfrutando da vida. É essencial celebrar a vida e tudo o que ela oferece. O Pregador vai mais além, declarando que é para desfrutar da vida na companhia da pessoa amada. Portanto, não tenha medo de amar. Não tenha medo de se entregar às pessoas. Partilhe a sua vida com os outros porque para desfrutar da vida é fundamental compartilhá-la.


Ame! Viva! Entregue-se e celebre a vida. Desfrute do que Deus tem lhe concedido nesta vida.

88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo