Comunidade em comunhão

Ao lermos a Bíblia observamos que o discípulo de Cristo é chamado para viver na sociedade e nela exercer sua missão, a sua tarefa. Ele é desafiado a viver Cristo e em Cristo, no meio de um mundo adverso onde ele deve ser sal da terra e luz do mundo. Ser cristão é fazer parte de uma comunidade e, além do mais, é fundamental viver em comunhão, pois como afirma Dietrich Bonhoeffer “a comunhão cristã nasce unicamente da mensagem bíblica – e reformatória – da justificação do ser humano só pela graça, e essa mensagem é a única razão da saudade dos cristãos uns dos outros”. Portanto, o seguidor de Cristo é alguém que está em comunidade e vivendo em comunhão. Lucas mostra-nos essa realidade:
“Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens” (Lc 8.1-3).
Quais são as lições que aprendemos com esse texto?
A primeira lição que o texto nos ensina é que o seguidor de Cristo faz parte do reino de Deus. Logo, faz parte do povo de Deus, está inserido em uma comunidade universal que tem como Carta Magna a Escritura e como seu Senhor o Soberano do Universo. O seguidor de Cristo faz parte da comunidade chamada Igreja, que é o povo de Deus e por isso é um peregrino que caminha com o seu Mestre, mas enquanto caminha proclama as boas novas da sua comunidade, a sua verdadeira nação.
A segunda lição que o texto ensina é que o seguidor de Cristo vive em comunhão. O texto declara que os discípulos seguiam o Mestre, mulheres também estavam presentes e o Senhor caminhava de cidade em cidade, aldeia em aldeia pregando, ou seja, convivendo com pessoas. Eles estavam juntos uns dos outros, partilhando o que tinham uns com os outros enquanto apresentavam o evangelho do reino de Deus. Seguimos realmente a Cristo? Vivemos em comunhão e partilhamos o que somos e o que temos?
A terceira lição que o texto ensina é que o seguidor de Cristo é alguém que sabe viver e conviver com a adversidade. O texto de Lucas á magnífico, pois mostra-nos que homens e mulher podem caminhar ao lado do Mestre e partilhar a vida. Apresenta-nos os doze, um grupo heterogêneo, que junta pessoas de quadrantes extremos para partilharem a vida. Ou seja, aquele que segue a Cristo sabe conviver harmoniosamente com o diferente, desfruta de paz na partilha da vida e faz com que os extremos se unam em um único projeto que é a proclamação do reino de Deus.
Ser seguidor de Cristo é fazer parte da comunidade chamada igreja e quem está inserido nessa comunidade é desafiado a viver e conviver com o seu irmão e seu próximo em comunhão, respeitando as diferenças. A questão que fica é: És realmente cristão?