Comunique-se

A história da amizade entre Jónatas e Davi é magnífica. Mostra que amigos verdadeiros abdicam de tudo para apoiar seu amigo e cuidar dele. É uma história de fidelidade e entrega sem visar interesses pessoais. Jónatas é altruísta. Ele ama seu amigo e o tem como irmão e cuida de salvar a vida dele.
Olho para o relato sobre a amizade dos dois, e, refletindo sobre os dias atuais, que estamos vivendo tempos difíceis e tendo que ficar dentro de casa, quero transpor os conceitos que encontro na relação de Jónatas e o cuidado que este tem em proteger a vida de Davi, quando seu pai Saul tentava matá-lo e aplicar à nossa realidade.
A primeira coisa é que precisamos conscientizar nossos amigos, as pessoas que há um vírus que tenta destruí-las. O perigo é real e não dá mais para passar desapercebido. Temos que chamar os amigos, precisamos anunciar as pessoas que a vida delas está em perigo.
Devemos dizer para elas se protegerem e buscarem um abrigo seguro. Que elas devem fugir para proteger suas vidas. Precisam se isolar para ficarem seguras. Há momentos em que precisamos ficar longe de todos os que amamos. Há momentos que ficamos privados das nossas relações. Nos dias atuais, temos nossa família e precisamos ficar protegidos em casa.
Outra coisa maravilhosa na amizade de Jónatas e Davi é que, mesmo separados, isolados eles conseguem manter contato e se comunicar. Estamos falando de uma época em que não havia todos meios de comunicação que temos hoje e mesmo assim, Jónatas soube como manter contato com Davi. Portanto, fique protegido, fique resguardado, cuidando de sua vida, mas não deixe de comunicar com aqueles que são importantes para você.
Quando caminho pela história de Jónatas e Davi (1 Sm 19-20) compreendo o valor da amizade. Percebo que amigos amam desinteressadamente e preocupam-se com a vida do outro. Amigos verdadeiros percebem que há momentos em que o afastamento é necessário, mas nada impedirá de ficarem em contato.
O nosso momento nos obriga ficar em casa, sabendo que o perigo é real, mas também nos isola das nossas relações, mas como Jónatas e Davi, precisamos ser criativos e não deixar que os laços sejam quebrados. É fundamental manter contato com aqueles que amamos.
Neste tempo de isolamento em que temos que nos proteger, precisamos também ser criativos e manter aberta a linha da comunicação.
Lembre-se de ficar em casa, mas comunique-se com todos.