Confinamento
Atualizado: 8 de jun. de 2020

A história de Noé é super interessante. Além de interessante, é uma história que se faz real em nossos dias, pois a mesma trata do confinamento de Noé dentro da arca, o seu tempo de espera até poder sair da mesma e voltar à vida dita normal.
Quando lemos o relato da vida de Noé (Gn 6 – 9), não há como não nos identificarmos e muito com ele nestes dias e por ver estas semelhanças é que desejo pensar nas lições que aprendo com a vida de Noé e que devo aplicar a minha própria vida e revê-la à luz do que aprendo com esta história.
A primeira lição que a história de Noé ensina é que a vida prevalece sobre a morte. Sim, a narrativa de Noé é trágica. Contudo, ela nos mostra que a vida prevalece sobre a morte. A morte não tem a última palavra. Sendo assim, podemos olhar para o nosso momento, cheios de esperança, sabendo que por mais duro que seja o confinamento, a vida irá prevalecer. Ele é essencial e é uma questão de sobrevivência.
A segunda lição é que o confinamento é necessário e passageiro. Noé teve que ficar confinado na arca para sua proteção e sobrevivência, mas o confinamento seria por tempo limitado. Do mesmo modo, nós devemos entender que este confinamento é transitório. Ele é passageiro e visa a preservação da vida.
Este também foi um tempo em que Noé pode se dedicar à sua família. Trancado na arca, Noé teve que se relacionar com a família. Este é um tempo para dialogarmos com a família, nos reencontrarmos com os nossos e desfrutar da companhia de cada um deles. É tempo para aprendermos com eles e religarmo-nos, pois o corre-corre, a busca por um futuro melhor, separou-nos e agora temos tempo para estar juntos, mas precisamos estar conscientes que este tempo que agora parece não ter fim é passageiro.
Há lição mais importante que eu encontro na história de Noé, é que o mundo nunca mais será o mesmo. Terminando o confinamento, tudo é diferente, mas é também a oportunidade de um recomeço. É um novo tempo e a oportunidade de construir uma nova história. Passado o nosso confinamento, temos a oportunidade de um recomeço e mudar a história. É preciso entender e perceber que o mundo nunca mais será o mesmo, nós próprios não seremos os mesmos e é por isso, por termos a oportunidade de começar de novo que precisamos fazer diferente e sermos diferentes.
Noé quando saiu do seu confinamento adorou a Deus e agradeceu a Deus pela vida e pela oportunidade de um novo começo. Que esta também seja a nossa atitude quando o nosso confinamento terminar.