Conte aos outros

O livro O refúgio Secreto, de Corrie Ten Boom e John e Elizabeth Sherrill, que narra a vivência da família Boom e principalmente as vidas de Betsie e Corrie nos campos de concentração e a maneira milagrosa que Corrie foi libertada para poder contar ao mundo tudo o que viveu, mas acima de tudo, levar uma mensagem de reconciliação e perdão. Corrie tornou-se uma andarilha e tudo o que ela fez, foi graças à visão de sua irmã Betsie, que não se deixou amargurar e embrutecer diante das agruras que viveram ali. É maravilhoso ver que Betsie nutriu a esperança de ver aquele lugar de morte sendo transformado em centro de vida e isto veio acontecer, mas o mais fantástico disso tudo foi o legado que Betsie deixou a Corrie e a frase que impactou a vida da irmã: “Temos que contar aos outros, Corrie. Temos que lhes dizer o que aprendemos aqui…”.
Corrie tornou-se uma andarilha, contando ao mundo tudo o que viveu nos campos de concentração e como a graça de Deus se manifestou mesmo naquele lugar nefasto. Foi nos campos da morte, que a vida floresceu e o sonhou brotou e até hoje a mensagem da esperança é contada.
A Escritura narra a história do encontro de Jesus com um homem endemoniado da terra dos gerasenos (Lc 8.26-39). A narrativa do texto mostra como podemos nos tornar insensíveis, pois este homem estava nu, abandonado e vivia nos sepulcros. Ninguém queria saber dele. Jesus, depois de aclamar a tempestade, aporta com seus discípulos na terra dos gerasenos e, este homem foi ao encontro de Jesus, sendo acolhido pelo Mestre, ficando liberto dos demônios. Ele foi completamente restaurado e quando a cidade soube do que havia acontecido, pediu para que Jesus se retirasse do meio deles, porque ficaram com grande medo. O homem desejou seguir com Jesus, mas o Mestre disse-lhe: “Volta para tua casa, e conta tudo o quanto Deus te fez. E ele se retirou, publicando por toda cidade tudo quanto Jesus lhe fizera.” (Lc 8.39). Este homem e Corrie foram desafiados a narrar tudo o que Deus fez em suas vidas.
Quero focar-me neste aspecto, e neste versículo, encontro três coisas magníficas que são dignas de reflexão. A primeira é Jesus dizendo para o homem voltar pra casa. Jesus não permite que ele siga para a Galileia com ele, mas que regresse para casa. O Mestre diz para ele que não vire às costas a quem lhe abandonou. Volte para casa. Sendo assim, preciso dizer que este é o tempo de regressarmos para casa e, estarmos em casa refazendo os relacionamentos.
Conta tudo o que Deus te fez. Narre a sua história e veja a bondade e a misericórdia de Deus na sua vida. Aprendo a olhar as bênçãos e não as tragédias. Sim, Deus tem feito grandes coisas e como diz o salmista: “Sim, grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres” (Sl 126.3). O endemoniado e Corrie não deixaram de falar sobre o que Deus fez em suas vidas.
Há mais uma lição que aprendo com estas duas histórias, e é que a vida sempre triunfa sobre a morte. O homem sai dos sepulcros e Corrie dos campos de concentração. Eles deixam os campos da morte e saem para vida reconhecendo o que Deus fez por eles. A morte é vencida pela manifestação e a presença de Deus e, é isso que precisa ser contado aos outros.