top of page
Buscar

Cuidadores



Estamos vivendo em plena pandemia. Nossa situação é muito grave e foi no meio desta tragédia, vimos a sociedade reconhecendo o valor dos trabalhadores da saúde. Diante da mortalidade, diante de tamanha tragédia e dor generalizada, eis que surge um ato de gratidão e espontaneamente vemos pessoas aplaudindo, escrevendo palavras de gratidão, ânimo, reconhecendo estes trabalhadores incansáveis que se entregam sem medir esforços para tratar dos que foram infectados com o Covid-19.


O exemplo destes profissionais, recordaram-me a história do bom samaritano. Sim, estes trabalhadores são os samaritanos dos dias atuais e sem medir esforços correm riscos, expõem-se, entregam-se no labor cuidando e amparando os que sofrem e jazem dentro dos hospitais confinados sofrendo por causa de um inimigo invisível que os atacou e os tenta destruir.


Tal qual o samaritano, eles cuidam das mazelas, abdicam do seu tempo e priorizam o outro. Doam-se sem reservas, perdem horas de sono, ficam nos hospitais, afastam-se dos seus para poder estar perto de estranhos e dedicaram-lhe todo tempo e atenção possível.


Estes cuidadores incansáveis, tal e qual o samaritano deixam suas vidas em perigo por causa dos doentes. Mesmo assim, sabendo do risco a que estão expostos, não deixam de cuidar, não deixam de amparar os que sofrem e também consolar os familiares que sofrem do lado de fora. Eles mostram sensibilidade. São humanos, humanizados que amam e tratam do próximo como gostariam de ser tratados. Com temor, mas sem reservas, eles por opção correm perigos.


Cuidadores, bons samaritanos, que param e esquecem de si mesmos para cuidar dos outros. Eles enfrentam o risco da morte para combater a morte e livrar da morte aqueles que sofrem. São pessoas especiais que nos ensinam a valorizar e priorizar o ser. É claro que eles são profissionais, mas estes profissionais não estão medindo esforços para ajudar os que foram violentamente atacados por este vírus maléfico.


Nesta pandemia, os profissionais de saúde se converteram em verdadeiros heróis. Muitos passam dias no hospital, alguns perderam suas vidas na luta para preservar e salvar a vida de outros. É mister que sejamos gratos ao trabalho, ao esforço que eles estão fazendo, mas nunca deixemos de vê-los como seres humanos, carentes que precisam de cuidados. Lembremos que eles são curadores feridos.


A parábola do bom samaritano, contada por Jesus, mostra-nos que o próximo é todo aquele que está em necessidade e que eu possa identificá-lo. Ensina que devo olhar com olhos de ver e, preciso ser sensível com os que estão a minha volta. É preciso coragem e abnegação e entrega para poder cuida dos outros.


O bom samaritano ensina que precisamos valorizar mais pessoas do que coisas. Amar as pessoas ao ponto de correr risco por elas e com elas. E nos dias atuais, os nossos samaritanos são os profissionais de saúde e precisamos ser gratos por tamanho esforço e cuidado. Entretanto, que nunca esqueçamos que eles sofrem e precisam ser cuidados, que nós nos façamos próximos e nos tornemos os seus cuidadores, que sejamos samaritanos para eles, porque quem ama cuida.


#quarentena #confinados #coronavirus #gratidão

88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page