Cuidem um do outro

Quando Jesus foi julgado e crucificado, os seus discípulos o abandonaram, mas João, o apóstolo amado, foi com as mulheres a acompanhar o momento da crucificação e foi ai que o Senhor disse: “Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí a tua mãe” (Jo 19.26-27). Estamos diante da terceira declaração de Jesus que está é voltada para o relacionamento familiar, mostrando o cuidado que os pais devem ter para com os filhos, assim como o cuidado dos filhos pelos pais. Nesse aspecto, os pais devem amar os filhos e produzir o melhor para eles. Os filhos, por sua vez, devem obedecer e honra os pais, afim de garantir uma velhice segura, amparando, cuidando e proteção para os pais.
Portanto, Jesus faz uma declaração que abrange tanto pais como filhos. Qual o significado dessa declaração?
A primeira lição que esta declaração ensina é que é preciso acolher as pessoas como filhos. Observe que o Mestre diz: “Eis aí o teu filho”. Portanto, Ele vê no discípulo amado, um filho que necessita de cuidados. Por outro lado, a sua declaração é dirigida também uma mãe que ama e não abre mão do filho ao segui-lo até o fim, sem abandoná-lo. Sendo assim, o Senhor diz para que Maria cuide de João, que o conforte e o proteja, que ele se torne filho do coração.
A segunda realidade que o Senhor nos ensina é que devemos cuidar dos mais velhos como se fossem nossos pais. Olhando para João e vendo sua mãe, o Mestre diz: “Eis aí tua mãe”. Naquela cultura, os filhos tinham a responsabilidade de sustentar os pais quando chegassem à velhice. Portanto, Jesus está entregando Maria aos cuidados de João. Ele não a deixa com nenhum de seus irmãos ou irmãs, mas de João. Vale observar que Maria estava ali, vendo seu primogênito morrer, completamente dilacerada pela dor da perda do filho e João, ao seu lado, triste e desesperado ao ver o seu Mestre perece na cruz. No entanto, Maria e João estão unidos pela dor, juntos pelo Cristo crucificado. Nesse sentido, o Senhor afirma que é a comunidade da cruz que adota os mais novos como filhos e aos mais velhos, cuida deles como se fossem seus pais.
A uma terceira lição que aprendo com esse fala de Jesus, que é sobre o cuidado mútuo. É imprescindível que as pessoas se apoiem e se auxiliem mutuamente. Ou seja, que sejam um na vida do outro e partilhem a dor e amparem-se uns aos outros. O maravilhoso é perceber que tanto Maria como João ouviram as palavras do Mestre e a obedeceram, pois o texto segue e confirma que “desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa” (Jo 19.26-27). Sendo assim, somos desafiados a cuidar e amparar aqueles que ficam solitários.
A terceira declaração do Senhor na cruz é sobre o cuidado mútuo, existencial, a qual o Mestre nos adverte que devemos olhar para o outro e investir a nossa vida em um ato de serviço e cuidado para com o semelhante.
Portanto, esteja atento, para quem se encontra em sofrimento, observe o seu próprio sentimento ao cuidar-se e deixar-se cuidar.