Descanso e segurança

O Senhor Jesus, em seu ministério, foi muito contestado por seus ouvintes e muitas vezes mal interpretado ao ponto de seus críticos o denunciarem de fraude. Por esse motivo, Ele fez as perguntas retóricas: “Como posso descrever o reino de Deus? Que comparação devo usar para ilustrá-lo?” É diante de tal fato que o Senhor apresenta a seguinte parábola:
“Jesus disse ainda: “Como posso descrever o reino de Deus? Que comparação devo usar para ilustrá-lo? É como uma semente de mostarda plantada na terra. É a menor das sementes, mas se torna a maior de todas as hortaliças, com ramos tão grandes que as aves fazem ninhos à sua sombra” (Mc 4.30-32).
Quais são as lições que essa parábola nos ensina?
A parábola nos ensina que não devemos nos deixar levar pelas aparências. Jesus está utilizando um provérbio antigo falando da pequenez das coisas e, sendo assim, o Senhor fala para aqueles seus ouvintes e para nós que, mesmo aparentando algo pequeno e insignificante, o Senhor assevera que o reino é o domínio de Deus.
O Senhor declara que o reino pode parecer pequeno, mas a verdade é que o reino está em expansão e a sua abrangência não tem fim. Portanto, o Senhor fala de contrastes entre um começo insignificante, mas tem um desfecho surpreendente.
O segundo ensino é que aqueles que se encontram no reino desfrutam de descanso. Aqui apresentam-se as aves aninhando-se à sombra dessa planta, o que na linguagem do Antigo Testamento, demonstram o símbolo do desenvolvimento do controle imperial sobre muitos povos. Portanto, aqueles que se achegam e aceitam fazer parte do reino encontram descanso e podem ter as suas forças renovadas.
O reino de Deus garante aos seus participantes alívio e refrigério. O Senhor declara que a manifestação do reino faz com que aqueles que se acheguam a ele encontrem consolo e alívio.
O terceiro ensino é que aqueles que se encontram no reino desfrutam de segurança. A imagem do passarinho fazendo ninho mostra-nos essa realidade. Portanto, fazer parte do reino é estar em segurança e por mais que surjam ataques e dificuldades no caminho, toda e qualquer ameaça que possa surgir, nada abalará aquele que está inserido no reino, pois o Rei toma conta e guarda o seu povo.
Essa parábola fala-nos do reino de Deus e mostra-nos que ele é universal e todos os que se achegam e aceitam a mensagem do reino podem encontrar descanso e segurança.