top of page
Buscar

É preciso morrer


Gilberto Gil, cantor e compositor brasileiro, escreveu uma canção magnífica sobre a morte e o morrer. A canção Não tenho medo da morte, é um hino à vida e sobre a existência além morte. Ninguém gosta de pensar na morte, mas como afirmou o monge Anselm Grün: “Ter a própria morte diante dos olhos significa viver humanamente, de acordo com a nossa existência humana, que, afinal de contas, é mortal”. É preciso viver com consciência de que a morte é uma realidade, mas também é preciso morrer para que a vida seja o que deve ser. O evangelho de Mateus declara que Jesus desafiou aqueles que desejavam caminhar com Ele, com o seguinte chamamento:


“Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me” (Mt 16.24). 

O que significa isso?


Jesus deixa claro que quem deseja segui-lo deve avaliar as consequências. Portanto, aquele que deseja ser um seguidor de Cristo não pode tomar uma decisão de ânimo leve, pois não existe nada mais radical do que a caminhada com Jesus. Nesse sentindo, o Mestre inicia com uma condicional que nos faz refletir se realmente queremos segui-lo, pois o chamado é para uma caminhada radical e não para professar uma religião.


O Mestre deixa claro que aquele que deseja ser seu seguidor, deve desistir de si mesmo. Ou seja, Jesus deixa claro que não há espaço para o egoísmo, não há qualquer hipótese de altivez, pois o seguidor de Cristo precisa ser humilde, alguém que se esvazia, que abandona o seu ser para que o próprio Cristo seja visto em seu viver. Queres mesmo seguir a Cristo?


Por último, Jesus deixa claro que quem deseja ser seu discípulo precisa morrer. Sim, é preciso morrer. Morra para você mesmo. Morra para os seus desejos e para os seus sonhos. O Mestre diz que é preciso tomar a cruz e a cruz, meu amigo, é símbolo de sofrimento, dor, morte. Portanto, o desafio de Jesus é altamente radical, pois no seu chamamento Ele declara que é preciso morrer. Contudo, é preciso saber que: “A morte não é o fim da vida, é o fim da ilusão, um livramento, uma libertação do sofrimento, do encadeamento das causas e dos efeitos. É por isso que a morte é um momento abençoado, o momento mais sagrado da existência, pois oferece finalmente o ensejo de entrar num espaço ilimitado. É o momento em que a Realidade, depois de tudo, se revela”. Morra pra você e permita que Deus viva em você e através de você.

Jesus afirmou que se alguém deseja segui-lo tem que negar-se, deve tomar a sua própria cruz e segui-lo. O Mestre não tomou a tua cruz, Ele diz que és tu quem deves tomá-la e és tu que deves decidir segui-lo, mas para segui-lo é preciso morrer. Queres seguir Jesus?

108 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page