Ensine

Coimbra é conhecida como a cidade dos estudantes e isso advém por causa da sua Universidade. Uma coisa que percebi na convivência com os estudantes quando estavam terminando o seu curso, era a preocupação que tinham com o seu estágio supervisionado. Eles tinham cuidado de preparar os relatórios, queriam que tudo saísse a contento, pois seriam avaliados por seus mentores. A Escritura afirma que no processo do discipulado, devemos preparar pessoas para dar continuidade à obra do evangelho, ou seja, devemos ser mentores, professores que dão as ferramentas necessárias para que os discípulos sigam adiante. Nesse sentido, Jesus disse:
“Ensinem esses novos discípulos a obedecerem a todas as ordens que eu lhes dei. E lembrem-se disto: estou sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28.20).
Entretanto, como e o que significa ensinar?
O texto deixa claro que o modo pelo qual devemos ensinar é com proximidade. Nos dias atuais, temos o ensino à distância, mas nos dias de Jesus e ainda hoje, é essencial perceber que nada substitui a proximidade. No mundo acadêmico, gosto da ideia do estágio supervisionado. Na perspectiva cristã, o texto afirma que os discípulos estão caminhando com o Mestre, pois Ele está com eles e a mensagem no texto bíblico, é sobre o que eles aprenderam com Jesus. Portanto, o ensino é com proximidade, com vida relacional tal e qual Jesus fez com seus discípulos.
Um outro fator muito importante é saber que ensinar é aconselhar, orientar o outro. É fazer com que o discípulo guarde na mente o que está sendo transmitido. Portanto, o ensino daquilo que foi aprendido com Jesus deve ser transmitido aos demais para que eles guardem em seu ser e façam desse ensino o seu padrão de vida. Discipular é caminhar com a pessoa orientando-a nos ensinamentos de Cristo.
Por último, ensinar é permitir que o outro se torne mestre e tão capaz e eficiente quanto você. É caminhar lado a lado, sem orgulho, mas com entrega. É doar-se tal e qual o Mestre se doou, sem medir esforços para forjar em seus discípulos o caráter e um estilo de vida transformador. Portanto, cabe ao discípulo ser mestre-aprendiz e, acima de tudo, aprendiz do Mestre na caminhada da vida.
Coimbra é a cidade dos estudantes, mas também a cidade dos doutores. Contudo, muito mais que Coimbra é a Igreja de Jesus, a comunidade dos discípulos que se empenham a cada dia em seguir os ensinamentos do Mestre e também ministrar esses ensinamentos aos demais. A questão que fica é: Estás ensinando o que tens aprendido na caminhada com o Mestre?