Entendendo as Escrituras

O ser humano tem a característica de pôr em causa os fatos narrados por outras pessoas, pois quer ter provas factuais. Jesus ressuscitou, apareceu a Maria e os discípulos não creram. Apareceu a Pedro e aos dois que iam no caminho de Emaús que regressaram, mas eles continuaram céticos. Deixemos que o texto fale por si: “Enquanto contavam isso, o próprio Jesus apareceu entre eles e lhes disse:
“Paz seja com vocês!”. Eles se assustaram e ficaram amedrontados, pensando que viam um fantasma. “Por que estão perturbados?”, perguntou ele. “Por que seu coração está cheio de dúvida? Vejam minhas mãos e meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam que não sou um fantasma, pois fantasmas não têm carne nem ossos e, como veem, eu tenho.” Enquanto falava, mostrou-lhes as mãos e os pés. Eles continuaram sem acreditar, cheios de alegria e espanto. Então Jesus perguntou: “Vocês têm aqui alguma coisa para comer?”. Eles lhe deram um pedaço de peixe assado, e ele comeu diante de todos. Em seguida, disse: “Enquanto ainda estava com vocês, eu lhes falei que devia se cumprir tudo que a lei de Moisés, os profetas e os salmos diziam a meu respeito”. Então ele lhes abriu a mente para que entendessem as Escrituras, e disse: “Sim, está escrito que o Cristo haveria de sofrer, morrer e ressuscitar no terceiro dia, e que a mensagem de arrependimento para o perdão dos pecados seria proclamada com a autoridade de seu nome a todas as nações, começando por Jerusalém. Vocês são testemunhas dessas coisas.” (Lc 24.36-48).
Quais são as lições deste texto para nós?
A primeira lição é que Deus nos deseja inteiros e pacificados. Os discípulos estão reunidos, contam o que aconteceu, uns não acreditam e outros sim. Há uma divisão e subitamente o Mestre aparece no meio deles e diz: “Paz seja com vocês!” Essa saudação típica era uma bênção que se desejava a quem ela era transmitida. O termo “Shalom” significa inteireza, tudo adequando-se em conjunto, nada a faltar e nada dividido” e o Senhor chega acabando com a divisão e a confusão. Ele não deseja que seus discípulos estejam com dúvidas e muito menos atemorizados. Sendo assim, o Senhor ao dizer: “Paz seja com vocês!” está desejando a bênção da inteireza e da integridade aos seus discípulos.
A segunda lição é que em Cristo as Escrituras se cumprem. O Senhor recorda os discípulos que Ele os ensinou e mostrou que todo o Antigo Testamento apontava para aquele momento. Aqui é preciso ressaltar duas coisas: a) O Senhor entende as nossas dúvidas e vem ao nosso encontro para esclarecê-las e, b) o aprendizado se dá por repetição. O Senhor vai recordá-los tudo o que já havia ensinado a eles. Portanto, devemos sempre voltar às Escrituras para recordar tudo o que Ela nos diz acerca do Mestre.
A terceira lição é a da universalidade da salvação do Senhor. O Senhor diz que a mensagem deve ser proclamada todas as nações. É a mensagem de arrependimento para o perdão. Sendo assim, Jesus deixa claro que quem não se arrepender está condenado. Jesus deixa claro que seu sacrifício foi por toda humanidade e que a mensagem deve ser proclamada a todos, pois todos estão condenados e carecem de salvação. A única maneira existente para reverter esse quadro é arrependendo-se e crendo n’Ele como o Autor e o Consumador da salvação.
Paz seja com vocês, mas para que a paz seja uma realidade, é essencial que te arrependas e creias na mensagem de Jesus.