top of page
Buscar

Erros



O ser humano é falho. Comete erros. Quem deseja viver em uma comunidade perfeita, ficará frustrado, pois esta não existe. Somos pecadores (Rm 3.23), mas a graça do Senhor Jesus nos alcançou e nos fez novas criaturas (2 Cor 5.17). Contudo, mesmo fazendo parte da igreja do Senhor, cometemos erros.

Erramos quando não somos pacificadores. Os filhos de Deus são agentes de paz (Mt 5.9). Um cristão não deve contribuir para a contenda. É triste reconhecer que muitas vezes alimenta-se a fofoca e não se olha para a Palavra do Senhor que afirma que há seis coisas que o Senhor aborrece, porém a sétima ele abomina. O Senhor abomina o que semeia contenda entre irmãos (Pv 6.16-19). O que estamos semeando?

Erramos quando nos iramos e permitimos que a amargura, cólera e gritaria tomem conta de nós. Erramos por não demonstrar domínio próprio e fazemos com que irmãos sofram as consequências dos nossos desatinos. Ficar irado não é pecado (Ef 4.26), mas quando nos exaltamos e gritamos sem medir as consequências, estamos errando porque não demonstramos um dos gomos do Fruto do Espírito que é o domínio próprio (5.22-23). Em vez de ficar gritando e agindo maliciosamente, lembremos da advertência bíblica: “Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou" (Ef 4.32). Perdoamos como Cristo nos perdoou?


Erramos quando nos tornamos juízes. Erramos quando julgamos sem misericórdia e acusamos a tudo e a todos. Não aceitamos que nos mostrem os nossos erros. Mas podemos acusar e mostrar o erro de todos. Muitas vezes, o que consideramos erro, é apenas uma visão distorcida que temos das coisas. Jesus afirma: "Não julgueis para que não sejais julgados" (Mt 7.1). Mas afirmamos que fomos alcançados pela graça do Senhor e por isto podemos avaliar os demais. A advertência segue e diz: "Como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e então verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão" (Mt 7.4-5).


Julguemo-nos e vejamos como nos encontramos. Avaliamos os erros alheios, nunca os nossos. Os acusadores da mulher adúltera ouviram de Jesus: "aquele que não tem pecado atire a primeira pedra" Todos saíram; do maior ao menor. Quando olhamos primeiro para nós, quando avaliamos as nossas vidas, chegamos a conclusão que os nossos erros nos tornam indignos. Deus que nos perdoou em Jesus e do mesmo modo que fomos perdoados devemos perdoar. Eu quero viver assim e tu?


#vida #julgar #Jesus

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page