top of page
Buscar

Está na Bíblia


No dia 29/05/23, o programa Roda Viva entrevistou Deltan Dellagnol, ex-procurador da lava jato e deputado federal caçado que, em determinado momento da entrevista, afirmou que o homem tem prevalência sobre a mulher e que tal informação encontra-se fundamentada na Bíblia. Duas coisas devem ser ditas aqui: a primeira é que a hermenêutica aplicada por Deltan pode ser contestada e, em segundo lugar, o Estado é laico, ou seja a religião não interfere na vida do Estado e o Estado não se envolve com a religião. Dito isso, vejamos o que a própria Bíblia diz:


“Então Deus disse: Façamos o ser humano à nossa imagem; ele será semelhante a nós. Dominará sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre todos os animais selvagens da terra e sobre os animais que rastejam pelo chão. Assim, Deus criou os seres humanos à sua própria imagem, à imagem de Deus os criou; homem e mulher os criou. Então Deus os abençoou e disse: Sejam férteis e multipliquem-se. Encham e governem a terra. Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que rastejam pelo chão. Então Deus disse: Vejam! Eu lhes dou todas as plantas com sementes em toda a terra e todas as árvores frutíferas, para que lhes sirvam de alimento. E dou todas as plantas verdes como alimento a todos os seres vivos: aos animais selvagens, às aves do céu e aos animais que rastejam pelo chão. E assim aconteceu. Então Deus olhou para tudo que havia feito e viu que era muito bom. A noite passou e veio a manhã, encerrando o sexto dia” (Gn 1,26-31). 

Quais são as lições que esse texto nos ensina?


A primeira lição que o texto ensina é que tanto o homem como a mulher carregam em si a imagem de Deus. Ambos foram criados por Deus e em pé de igualdade. Foram feitos para caminharem lado a lado e o fato é que um deve complementar o outro. Não há superioridade de ninguém.


A outra lição que o texto ensina é que ambos recebem o domínio da criação. Eles foram criados para governar a terra, para dominarem sobre todos os seres criados. Entretanto, fica claro que não deve haver domínio entre um e o outro, mas sim igualdade. Eles devem caminhar lado a lado e juntos exercerem esse domínio.


Por último, o texto deixa claro que o ser humano foi abençoado por Deus. Homens e mulheres receberam a bênção de Deus. Eles carregam em si a imagem do Criador e foram abençoados conjuntamente. Portanto, a Escritura deixa bem claro que Deus não tem preferência e não diz que o homem tem prevalência sobre a mulher.


Deltan Dellagnol afirmou que está na Bíblia e sua afirmação é baseada em Gn 3.16; Ef 5.22, ou seja, uma hermenêutica baseada na queda. Está na Bíblia é fato, quando olhamos a partir da criação e da nova criação em Cristo, tudo volta ao princípio. Paulo afirma que todos devem se submeter/servir ao outro no temor de Cristo (Ef 5,21) e, também, que em Cristo não há grego, nem judeu, homem ou mulher (Gl 3,28). Todos são iguais e a prevalência é Cristo. Talvez alguém diga que os textos se referem à igreja e posso afirmar que o texto da submissão da mulher é na vida doméstica. Por isso, iniciei falando da questão hermenêutica e concluo afirmando que está na Bíblia, mas fica a questão: Vou interpretar à luz da criação ou da queda?

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page