Estou aqui

Através dos noticiários soubemos que a Turquia e a Síria foram atingidas por um tremor de terra, resultando na morte de milhares de pessoas. Diante das imagens, ficamos chocados e quando nos deparamos com momentos assim é normal questionarmos onde está Deus e se Ele existe, além do porquê permite que tal catástrofe aconteça? Entretanto, como afirma Harold Kushner: “a mansa e delicada voz de Deus nos diz a todos nós, que partilhamos a vida neste deslumbrante mas imprevisível planeta: Àqueles que sofrem por causa de desastres naturais, Deus diz: «Não temam»”.
Diante dessa tragédia, vendo a dor e o sofrimento daquelas pessoas, recordo as Palavras de Jesus:
“E lembrem-se disto: estou sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28.20b).
O que essa declaração de Jesus nos ensina?
O primeiro ensinamento dessa declaração é que Deus sofre juntamente conosco. Jesus declara que estará todos os dias e não em apenas alguns. Portanto, quando passamos por esses momentos de dores e sofrimento, Ele está ali vivenciando-o juntamente conosco.
O segundo ensino é que as tragédias não têm nada de castigo de Deus. Tanto na Síria como na Turquia existem pessoas que amam a Deus e o adoram. O sismo não foi obra de Deus, pois ele é um fenômeno da Natureza. Nesse sentido, o fundamental é perceber que no meio da tragédia e da dor, nós não estamos sós, pois Deus está ali ao nosso lado, tomando conta de nós e consolando-nos.
Por último, essa declaração ensina que Deus não nos abandona. Não importa qual seja a situação que estejamos enfrentando. Portanto, Deus está nos escombros, soterrado com aqueles que sofrem e agonizam, mas também está ao lado daqueles socorristas que lutam, avidamente, por resgatarem aqueles que estão soterrados.
Onde está Deus quando a tragédia chega? Ele está com as pessoas, vivenciando o mesmo que elas e no nosso questionamento: Porquê? Temos a resposta de Kushner que diz que Ele nos responde assim: “Eu não vou explicar nem tentar justificar. Em vez de uma resposta, dar-te-ei um plano de coisas para fazer. Dar-te-ei toda a força, toda a coragem, toda a fé de que precisas para reconstruíres e para continuares com a tua vida. E será esse o milagre”. Ou seja, Deus não nos abandona e capacita-nos a seguir em frente.
A tragédia que se abateu na Turquia e na Síria é angustiante, mas é no momento da tragédia que podemos ver o ser humano se solidarizar e cuidar do seu igual, mas é nesse momento, quando muitos colocam em causa Deus, que Ele diz: Estou aqui, não temam. Estou sempre convosco. Tens consciência de que Jesus te acompanha em todos os momentos da tua vida?