top of page
Buscar

Eu vos amei


Todos nós, em um momento outro, já fizemos declaração de amor ou já nos fizeram. Entretanto, a mais bela declaração de amor que recebemos veio da parte de Deus para nós. Deus afirma através do profeta:


O Senhor diz: — Eu sempre os amei. Mas vocês perguntam: — Como é que nos amaste? E o Senhor responde: — Esaú era irmão de Jacó, mas eu amei Jacó e desprezei Esaú. Fiz dos montes de Edom uma desolação e dei a sua herança aos chacais do deserto. Se Edom disser: Fomos destruídos, mas vamos reconstruir o que está em ruínas, o Senhor dos Exércitos responderá: Eles podem até reconstruir, mas eu vou derrubar outra vez. E a terra deles será chamada de Terra Da Maldade e Povo Contra Quem O Senhor Está Irado Para Sempre. Vocês verão isso com os seus olhos e dirão:O Senhor é grande também fora das fronteiras de Israel” (Ml 1.2-5). 

Esse texto é magnífico, pois o Senhor declara o quanto ama o seu povo, afirmando que não volta atrás porque o Seu amor é eterno. Não aumenta, não diminui é sempre o mesmo.

Não há na Bíblia outro livro que tenha um começo tão maravilhoso como esse. Nele, Deus está declarando o seu amor ao seu povo. Entretanto, o que aprendemos com essa declaração de amor do Senhor? Quais são as lições que o texto nos apresenta?


A primeira lição afirma que o amor de Deus é incondicional e fundamentado na sua graça. O povo agia com cinismo e dizia que não percebia o amor do Senhor. Na sua incredulidade eles perguntaram: “Em que nos tem amado?” O Senhor disse a Israel: olhe para a sua história e veja como eu tenho sido misericordioso contigo. Olhe para trás e veja como o tenho guardado e protegido. Deus diz, fui eu quem te escolhi e minha escolha foi baseada no meu amor.


A segunda lição é que o amor de Deus é demonstrado a nós através dos seus feitos históricos. Deus age na história. Ele entrou na história para manifestar o seu amor e sua graça a nós. O apóstolo Paulo em sua carta aos Gálatas que diz: “mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.” (Gl 4.4-5). Deus ama e o seu amor se manifestou na história. O verbo encarnou e a graça e glória do Senhor foram manifestas aos homens de modo pleno.


Deus ama a Israel, ama o seu povo. Ele ama-te. Olha para tua vida e vê o modo como Deus tem sido misericordioso para contigo. Deus te escolheu para seres dele. O Senhor está a dizer-te hoje o mesmo que disse ao povo de Israel: Eu vos amo!

Já aceitastes o amor de Deus?

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page