top of page
Buscar

Faça o que o Mestre mandar



Quando lemos os evangelhos, podemos ver que houve momentos em que o Senhor Jesus desejou ficar recolhido, sem que alguém soubesse de sua presença, ainda que, por mais que desejasse, era-lhe impossível ficar oculto. Foi numa dessas tentativas de reservar-se por uns instantes que uma certa mulher, ao saber onde o Mestre se encontrava, foi até Ele suplicar que libertasse a sua filha que estava sendo possuída por um espírito maligno. Essa história encontra-se no evangelho de Marcos, que assim a narra:


Então Jesus deixou a Galileia e se dirigiu para o norte, para a região de Tiro. Não queria que ninguém soubesse onde ele estava hospedado, mas não foi possível manter segredo. De imediato, uma mulher que tinha ouvido falar dele veio e caiu a seus pés. A filha dela estava possuída por um espírito impuro, e ela implorou que ele expulsasse o demônio que estava na menina. Sendo ela grega, nascida na região da Fenícia, na Síria, Jesus lhe disse: “Primeiro devem-se alimentar os filhos. Não é certo tirar comida das crianças e jogá-la aos cachorros”. “Senhor, é verdade”, disse a mulher. “No entanto, até os cachorros, debaixo da mesa, comem as migalhas dos pratos dos filhos.” “Boa resposta!, disse Jesus.Vá para casa, pois o demônio já deixou sua filha.E, quando ela chegou à sua casa, sua filha estava deitada na cama, e o demônio a havia deixado (Mc 7.24-30). 

Esse texto ensina-me as seguintes lições:


Deus não resiste à suplica desespera de uma mãe. O texto é magnífico, pois a argumentação do Senhor é para mostrar que seu chamado foi para atender a Israel, aqueles que são os filhos da aliança do Antigo Testamento. Ele veio primeiramente para suprir as necessidades do seu povo, mas essa mulher que sofre angustiada por sua filha, suplica por migalhas, pois reconhece n’Ele o dador do pão da vida, Aquele que pode suprir todas as necessidades, não era judia, mas sim grega. Pais devem suplicar por seus filhos a Deus e pedir que Deus os guarde e os proteja.


A misericórdia e graça do Senhor é para todo aquele que com fé confia na palavra de Jesus. Diante da resposta da mulher, o Senhor Jesus exalta a resposta dela e diz que ela podia ir para casa porque sua filha já estava liberta. A mulher não titubeou, seguiu para sua casa e encontrou sua filha deitada, livre conforme o Senhor lhe dissera. Portanto, a misericórdia e a graça do Senhor agem no coração daquele que humildemente, obedece e confia na palavra do Senhor.


A última lição que esse texto apresenta é que o poder das trevas não resiste à Palavra do Mestre. A mulher suplicou ao Senhor que libertasse sua filha e mediante ao que o Senhor lhe disse, ela confiou e regressou para sua casa e ao chegar lá a filha estava liberta. Portanto, vemos aqui que, o poder das trevas tem poder limitado, eles não podem contrapor uma ordem do Mestre. Aqui recordamos o que o próprio Senhor Jesus disse: “Toda a autoridade no céu e na terra me foi dada” (Mt 28.18). Sendo assim, nada nem ninguém poderá resistir ao que o Mestre determinar.


O Senhor desejava estar quieto, mas uma mãe angustiada clama pela vida de sua filha e o Mestre depois de ouvi-la disse-lhe: “Vá para casa, pois o demônio já deixou sua filha.”. Portanto, na sua angústia, no seu desespero, clame fervorosamente a Jesus e faça o que Ele determinar.


#Jesus #mestre

99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page