top of page
Buscar

Fica livre do teu mal



Os evangelhos narram a história de uma mulher que sofria de uma hemorragia crônica (Mt 9.19-22; Mc 24.-34; Lc9.42-48). Esta mulher passou doze anos sofrendo por causa do fluxo de sangue, e ela gastou todas as suas economias nos tratamentos médicos, mas os mesmos não resultaram e os médicos não conseguiram resolver o seu problema. Diante deste fato, aprendo aqui duas realidades muito importantes: a) enquanto for possível e depender de nós, devemos investir e buscar todos os meios para que possamos ficar curados; b) a ciência tem suas limitações e por isso, existem situações que ela se vê limitada e sem resposta.

É magnífico ver que esta mulher, anônima não desiste. O texto é fascinante, diz que ela perdeu tudo em termos financeiros, mas não perdeu o essencial, o sentido de vida e por isso, ela não mantém a esperança e tendo ouvido acerca de Jesus ela diz: “Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada” (Mc 5.28). Esta mulher, ensina-me que, podem levar-me tudo, menos o amor pela vida, e a fé de que há esperança de dias melhores. Enquanto, no primeiro momento ela ensina-me a investir tudo o que tenho em busca de uma resposta, mas aceitando as limitações da ciência, no segundo, ensina-me a não desistir de lutar e perder o amor pela vida.

Ela ouviu sobre Jesus e viu nele a oportunidade de transformação. Os textos dizem que a multidão comprimia Jesus, e esta mulher, que estava fragilizada consegue romper tudo e todos para tocar na orla dos vestidos do Mestre, pois ela tinha certeza que seria curada. Aqui encontro outro ensinamento e é que, não podemos permitir que os obstáculos e as pessoas nos impeçam de chegar ao nosso objetivo e ir em busca da solução para o problema de nossa vida. Esta mulher, mostra que quando já tentamos tudo, resta-nos a fé e a caminhada ao encontro do Deus feito Homem e para isso, precisamos romper com todos os obstáculos.

Ela consegue tocar na orla do vestido de Jesus, e como havia previsto, ficou curada. O que ela não previra e nem imaginara foi que o Mestre fosse parar e procurar saber quem O havia tocado. É interessante ver as respostas que surgem para a pergunta de Jesus. Uma é inclusivista e diz que todos o tocaram, a outra negacionista diz que ninguém O tocou, mas a mulher vendo que não podia se ocultar diz que foi ela quem O tocou e então o Mestre diz: “Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal” (Mc 5.34). Esta é a última lição que o texto apresenta-me e diz que Deus está disponível para nos receber e ouvir o nosso pedido quando nos chegamos a Ele com fé.

Esta mulher, anônima é um exemplo para nós. Ela rompeu com seu medo e foi ao encontro de Jesus. Sem nunca ter desistido, mantendo a esperança e não se deixando vencer pelos obstáculos, ela foi até Jesus com fé e dedicação e pode ouvi-lo dizer: “fica livre do teu mal”.

Não desista, volte-se para o Senhor e permita-lhe fazer o mesmo que ele fez a esta mulher.


#vida #liberdade #fé #Deus

89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page