Filho de quem?

O Senhor Jesus foi o Mestre por excelência e seu ensino era com autoridade e com a vida. Também podemos afirmar que o seu ensino ia muito além da mera letra da Escritura e manifestava ao povo o verdadeiro significado do texto. Sendo assim, o Senhor fazia com que os religiosos de seus dias alargassem o seu horizonte para que assim, compreendessem que Ele era o Messias esperado. Um desses momentos encontramos no evangelho de Marcos que diz:
“Mais tarde, enquanto ensinava o povo no templo, Jesus fez a seguinte pergunta: “Por que os mestres da lei afirmam que o Cristo é filho de Davi? O próprio Davi, falando por meio do Espírito Santo, disse: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Sente-se no lugar de honra à minha direita até que eu humilhe seus inimigos debaixo de seus pés’. Uma vez que Davi chamou o Cristo de ‘meu Senhor’, como ele pode ser filho de Davi?”. E a grande multidão o ouvia com prazer” (Mc 12.35-37).
Quais são as lições que aprendemos com esse texto?
A primeira lição que aprendemos com esse texto é que quem ensina precisa ter certeza dos argumentos. É interessante perceber que o Senhor Jesus questionou os escribas, mostrando-lhes o quão errado eles estavam e como estavam confundindo o povo. Portanto, o Senhor mostrou que os Escribas desconheciam a verdade das Escrituras. Além disso, o Senhor mostra que quem deseja ensinar a Palavra de Deus, deve fazê-lo com a vida, fundamentado na verdade e não baseado na tradição ou num conceito meramente humano.
A segunda lição que aprendemos com esse texto é que o ensino da Palavra de Deus deve manifestar Cristo. Jesus é o Cristo, o Senhor é o Messias que foi esperado e aguardado por Israel. Ele é a raiz de Davi, mas é antes mesmo de Davi, pois Ele é Deus.
O Senhor Jesus mostra que é preciso compreender que as Escrituras apontam para o Messias, o verdadeiro Rei e Soberano, mas que o seu reinado não é político e muito menos de uma dimensão terrena. O reino do Messias é eterno e visa a salvação da humanidade.
Por último, aprendemos que é preciso ensinar a verdade com simplicidade. É maravilhoso ver a resposta das pessoas ao que o Senhor lhes ensinava, pois o texto diz que eles o ouviam com prazer. Verdade e simplicidade tem a capacidade de cativar as pessoas, isso se dá porque elas percebiam que havia autenticidade e o Senhor Jesus.
O Senhor Jesus estava no templo e mostrou aos líderes religiosos o quão falhos eram na interpretação das Escrituras, pois para eles o Messias seria descendente de Davi e um simples ser humano como outro qualquer. Porém, o Senhor os corrigiu, mostrando que o tão almejado Messias era Senhor de Davi e já existia antes dele. Sendo assim, o Messias é Deus. Os religiosos achavam que ele seria apenas um descendente de Davi. E para ti, Jesus é filho de quem?