top of page
Buscar

Fique atento!



Dizem que somos pessoas de hábitos e cada vez eu me vejo mais assim, pois percebo que quando acordo, vou até à cozinha e preparo meu café com leite e sigo para o escritório para fazer minhas leituras diárias e ver as notícias. Gosto de estar informado, sabendo o que está acontecendo à minha volta. Nesse sentindo, sigo o conselho do teólogo suíço Karl Barth que afirmou: “o cristão deve segurar numa das suas mãos um jornal e na outra a Bíblia!” Precisamos ler os acontecimentos, os eventos da história à luz das Escrituras.


Quando leio o evangelho de Marcos, vejo o Senhor Jesus afirmando isso aos seus discípulos e assim percebo o que declarou Thomáš Halík ao afirmar que “A história narrada pela Bíblia não é um idílio doce, mas sim um drama desconcertante. O mundo de que falam as Escrituras, assim como o mundo de hoje e o Deus que ele invoca, contêm feridas sangrentas e dolorosas”. Portanto, vejamos o que o Senhor disse e que ficou registrado no evangelho de Marcos:


Chegará o dia em que vocês verão a ‘terrível profanação’ no lugar onde não deveria estar. (Leitor, preste atenção!) Então, quem estiver na Judeia, fuja para os montes. Quem estiver na parte de cima da casa, não desça nem entre para pegar coisa alguma. Quem estiver no campo, não volte nem para pegar o manto. Que terríveis serão aqueles dias para as grávidas e para as mães que estiverem amamentando! Orem para que a fuga de vocês não aconteça no inverno, pois haverá mais angústia naqueles dias que em qualquer outra ocasião desde que Deus criou o mundo, e nunca mais haverá angústia tão grande. De fato, se o Senhor não tivesse limitado esse tempo, ninguém sobreviveria, mas, por causa de seus escolhidos, ele limitou aqueles dias. “Portanto, se alguém lhes disser: ‘Vejam, aqui está o Cristo!’ ou ‘Vejam, ali está ele!, não acreditem, pois falsos cristos e falsos profetas surgirão e realizarão sinais e maravilhas a fim de enganar, se possível, até os escolhidos. Fiquem atentos! Eu os avisei a esse respeito de antemão (Mc 13.14-23). 

É fundamental ler os acontecimentos, estar atentos para ver os sinais de Deus e do que Ele falou que aconteceria. Quais sinais são esses?


O primeiro é que o lugar da adoração seria profanado. O Senhor Jesus disse aos seus discípulos para estarem atentos para perceberem que estariam profanando o lugar da adoração. É preciso estar atento para ver se, em nossos dias, o centro de adoração não está sendo profanado e no lugar de adorar a Deus, o homem tem tido a primazia.


O segundo é que esse seria um tempo de grande angústia, seria um tempo de catástrofes extremas e esse tempo apontaria para uma manifestação gloriosa e grandiosa de Deus. Portanto, é essencial estar atento para ver e escutar os sinais de Deus na história, mas acima de tudo, é preciso orar pedindo que o Senhor intervenha e abrevie esse tempo.


O Senhor também declara que esse será um tempo de falsidade religiosa. O Senhor disse que surgirão homens que farão sinais, manifestarão uma série de coisas, mas que esses não têm nada de Deus e, se possível fosse, enganariam até os escolhidos de Deus e a única maneira de não ser enganado é estando atento ao que o Senhor falou.


Por último, esse também é um tempo que se vê o cuidado do Senhor. O Senhor Jesus disse que eles eles deveriam estar atentos, pois seria um tempo extremamente angustiante, mas esse tempo seria abreviado, pois o Senhor iria intervir. Portanto, Deus é o Deus que age e intervém na história em favor da humanidade.


O Senhor Jesus instruiu os seus discípulos para estarem atentos. Karl Barth, em seu cuidado mostrou que devemos ler os acontecimentos à luz das Escrituras, atentos ao nosso momento. Sendo assim, leia a palavra de Deus, medite nos ensinamentos de Cristo e fique atento aos sinais.

144 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page