Buscar

Fique firme


Estamos vivendo um momento muito conturbado, tanto a nível de confissão religiosa, como político e, também, podemos ver cada vez mais a união entre religião e política. Entretanto, essa união e a polarização que se tem desenvolvido em nossos dias, tem sido motivo de muitas discussões e até mesmo, feito com que pessoas se percam na caminhada da fé. O apóstolo Paulo, quando concluía sua epístola e se despedia de Timóteo, mais uma vez o advertiu:


Timóteo, guarde aquilo que Deus lhe confiou. Evite discussões profanas e tolas com aqueles que se opõem a você com suposto conhecimento. Alguns se desviaram da fé por seguirem essas tolices. Que a graça de Deus esteja com vocês (1 Tm 6.20-21). 


Diante da polarização, das multiformes opções que aparecem, quais são as lições que aprendemos com esse texto?


A primeira lição que o texto nos ensina é que precisamos guardar a pureza do evangelho. A exortação é para que se preserve uma fé pura e simples, pois o evangelho é a verdade. O evangelho deve ser guardado, pois é o maior bem que podemos possuir. Dessa maneira, somos desafiados a ficar firmes na fé, percebendo que ela deve ser partilhada com todas as pessoas, sem nenhuma omissão ou distorção.


A segunda lição que o texto nos ensina é que devemos fugir das discussões vazias. Não devemos ficar valorizando e gastando nosso tempo com os falsos ensinos e muito menos investindo tempo com líderes que distorcem o verdadeiro ensino. Portanto, devemos ter discernimento, a fim de vivermos uma fé saudável, equilibrada e, tendo tal atitude, estaremos nos afastando daqueles que alimentam a confusão.


A terceira lição que o texto nos ensina é que muitos abandonam o evangelho para seguir ensinos heréticos. O apóstolo deixa claro que as discussões, os debates inócuos podem afastar as pessoas da fé, da caminhada cristã e faz com que elas sigam esses ensinos heréticos que nada têm do verdadeiro evangelho. É fundamental que haja firmeza de fé e que o ensino seja cristocêntrico para que as pessoas não se deixem levar e enganar.


Por último, o texto ensina que devemos ficar firmes e desfrutando da graça do Senhor Jesus. Desfrutar da graça de Jesus é perceber que foi o agir d’Ele e a sua vontade que nos alcançou e que somos indignos, mas apesar disso, fomos amados e resgatados por Ele na cruz do calvário. Portanto, graça é o Senhor de braços abertos afirmando que nos aceita.


Fique firme, foi o que o Paulo disse a Timóteo é o que nos diz hoje também!

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo