top of page
Buscar

Fique no barco



Sou amazonense, acostumado com chuvas tropicais. Amante dos passeios de barco e recordo-me de um certo passeio, que por pouco não tivemos um acidente muito grave. Na altura, logo após o ocorrido, meu primo falou que fomos salvos pela graça de Deus. Ficamos no barco e conseguimos fazer o nosso passeio sem problema nenhum.


Quando olho para as Escrituras, há um momento em que os discípulos de Jesus estão no barco e o Senhor está com eles, mas está dormindo. Repentinamente, surge uma grande tempestade. Vento forte, água entrando no barco e aqueles pescadores experientes entram em desespero e enquanto isso, Jesus dormia um sono profundo. Os discípulos dirigiram-se a Ele e questionaram se Ele não se importava que eles perecessem. Jesus acalmou a tempestade e depois repreendeu os discípulos, chamando-os de homens de pouca fé.


Refletindo sobre esta história (Mt 8.23-27; Mc 4.35-41; Lc 8.22-25) aprendo as seguintes lições:


As tempestades acontecem quando menos esperamos. O texto diz que estes homens experientes entraram no barco, para seguirem para o outro lado da margem. Eles estavam habituados com aquela região, mas subitamente, sem aviso, vem uma tempestade que eles não esperavam. Foram apanhados de surpresa. Na nossa jornada, também passamos por nossas tempestades e elas chegam sem avisar.

Há tempestades que ultrapassam toda a nossa capacidade e experiência de vida. Aqueles homens eram pescadores. Conheciam bem aquele lugar. Já haviam enfrentado inúmeras tempestades. Contudo, foram apanhados de surpresa, deparam-se com uma tempestade muito maior do que a capacidade de resposta deles. E diante da imprevisibilidade, do tamanho da tempestade acham que irão desmoronar e perecer. Da mesma forma, há momentos em nossas vidas, situações que pensamos que não há mais nada a fazer e o desespero toma conta de nós.


Jesus está conosco no barco da vida quando as tempestades surgem. O texto diz que o barco está indo a pique. As águas estão tomando conta dele. O desespero é geral. Jesus dorme, mas está lá no meio da tempestade com eles. É em meio ao desespero que eles percebem que o foco não podia estar na tempestade, mas sim em Jesus e por isso, correram para o Mestre. Sendo assim, diante dos seus problemas, das suas maiores dificuldades, lembre-se que Jesus está presente, não sobrevalorize a situação, corra para Jesus e agarre-se a Ele.


Não salte do barco. Não desista por causa da tempestade. Ela pode causar medo, ser assustadora e desesperadora, mas lembre-se que Jesus caminha com você, volte-se para Ele, erga a sua voz em oração e confie no agir sobrenatural dele.


Fique no barco!


#vida #confinamento #fé #Jesus

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page