Homens e Mulheres para os nossos dias

Estamos passando por um período conturbado. Este tempo foi o que substituiu o período chamado de Modernidade. Os estudiosos afirmam que a Modernidade terminou no ano 1950 e na falta de um nome para o novo período que surgiu, cunharam a expressão Pós-Modernidade, mas como é que se caracteriza este tempo?
Este é um período marcado por uma cultura narcisista e por isso, as pessoas usam máscaras dependendo do ambiente onde se encontrem. É um tempo de fragmentação pessoal e de relacionamentos líquidos.
Estamos vivendo um momento de crise profunda em todas as áreas da vida. As pessoas estão passando por necessidades enormes. Muitas pessoas desempregadas, outras tantas sem poder trabalhar e em situações como essas, a angústia vai tomando conta do ser.
Olho para o nosso tempo e vejo que não estamos diferentes dos dias de Neemias e por isso, que desejo olhar as lições que ele nos apresenta para que sejamos homens e mulheres que façam a diferença em nossos dias.
A primeira coisa é que homens e mulheres para os nossos dias devem ser pessoas generosas. Neemias nos ensina a ser generosos. Ele chamou os ricos de seus dias e disse: “Eu, os meus irmãos e os meus homens de confiança também estamos emprestando dinheiro e trigo ao povo. Mas vamos acabar com a cobrança de juros! Devolvam-lhes imediatamente suas terras, suas vinhas, suas oliveiras e suas casas, e também o juro que cobraram deles, a centésima parte do dinheiro, do trigo, do vinho e do azeite. E eles responderam: Nós devolveremos tudo o que você citou, e não exigiremos mais nada deles. Vamos fazer o que você está pedindo. Então convoquei os sacerdotes e os fiz prometer sob juramento cumprirem o que haviam prometido. Também sacudi a dobra do meu manto e disse: Deus assim sacuda de sua casa e de seus bens todo aquele que não mantiver a sua promessa. Tal homem seja sacudido e esvaziado! Diante disso, toda a assembléia disse Amém e louvou o Senhor. E o povo cumpriu o que prometeu. Além disso, desde o vigésimo ano do rei Artaxerxes, quando fui nomeado governador deles na terra de Judá, até o trigésimo-segundo ano do reinado, durante doze anos, nem eu nem meus irmãos comemos a comida destinada ao governador. Mas os governantes anteriores, aqueles que me precederam, puseram um peso sobre o povo e tomaram deles quatrocentos e oitenta gramas de prata, além de comida e vinho. Até os seus auxiliares oprimiam o povo. Mas, por temer a Deus, não agi dessa maneira. Ao contrário, eu mesmo me dediquei ao trabalho neste muro. Todos os meus homens de confiança foram reunidos ali para o trabalho; e não compramos nenhum pedaço de terra. Além do mais, cento e cinqüenta homens, entre judeus do povo e seus oficiais, comiam à minha mesa, como também pessoas das nações vizinhas que vinham visitar-nos. Todos os dias eram preparados, à minha custa, um boi, seis das melhores ovelhas e aves, e cada dez dias eu recebia uma grande remessa de vinhos de todo tipo. Apesar de tudo isso, jamais exigi a comida destinada ao governador, pois eram demasiadas as exigências que pesavam sobre o povo. Lembra-te de mim, ó meu Deus, levando em conta tudo o que fiz por esse povo” (Ne 5.10-19). Homens e mulheres para os dias atuais devem ser pessoas que não se deixam escravizar pelo ter, são pessoas que aprendem que os bens devem ser um meio para servir ao próximo. Neemias assumiu as despesas, alimentou seus irmãos e não só, tudo para que seus irmãos pudessem ter tranquilidade.
Outra lição é que Neemias ensina-nos é que homens e mulheres não podem exercer cargos de liderança e governo visando o seu próprio bem. Ele mostra-nos que quem assume cargo político, qualquer liderança deve ser utilizada para beneficiar o povo e não para o seu enriquecimento. Ele não se utiliza das verbas públicas para si mesmo, não explora o povo e age com generosidade, aliviando a carga do povo, resgatando seus irmãos. Quem dera os políticos e aqueles que exercem cargos públicos e de liderança seguissem o exemplo de Neemias. Os homens e mulheres que farão a diferença em nossos dias, serão aqueles que servem e não que querem ser servidos.
Neemias nos ensina que precisamos de homens e mulheres que não se deixem corromper, mas que sejam um exemplo se conclamem os demais a seguirem o seu exemplo. É fundamental ser um exemplo, mas um bom exemplo e investir a sua vida em uma atitude de serviço, mas servindo por causa do temor do Senhor.
Se desejarmos ser homens e mulheres para os nossos dias, pessoas que fazem a diferença, precisamos ser pessoas generosas e que não olhem para si próprias, mas que se entreguem buscando o melhor para os outros. Devemos ser pessoas que estejam dispostas a lutar em benefício do seu próximo, administrando bem a causa pública e privada. Homens e mulheres para os nossos dias devem ser pessoas que sabem encorajar seus irmãos e motivá-los a investirem em vidas e não em coisas.